sábado, 30 de janeiro de 2010

Debate na CBN antecipa a volta do recesso


Renan Geishofer – Liderança do PPS

Preparando-se para a volta do recesso parlamentar, o líder da bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, Professor Claudio Fonseca, juntamente com os colegas Celso Jatene (PTB) e Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), participou na manhã deste sábado (30/1) de debate no “CBN São Paulo”, da Rádio CBN. Também integrou a atração o representante da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, além do jornalista Milton Jung, apresentador do programa.

Em discussão, os problemas que a cidade de São Paulo vem enfrentado no início do ano, ainda mais com as incessantes chuvas que caem na capital paulista. Os temporais estão causando inundações e tragédias, além de levar o caos para todos os cantos da cidade.

Claudio Fonseca acredita que esses assuntos irão polarizar os debates na Câmara em 2010, mas ele espera que as discussões sejam "desprovidas de emoções partidárias." “Espero que os vereadores se atenham a responsabilidade de não ficar jogando paro o governo anterior ou para o governo atual a responsabilidade desses problemas. Não podemos pautar nossas ações dentro de uma agenda de disputa político-eleitoral, enquanto a população continua a sofrer", analisou Fonseca.

Segundo os parlamentares presentes, a revisão do Plano Diretor Estratégico do município - que foi analisada em mais de 40 Audiências Públicas ao longo do ano passado - deve ser votada neste ano. O PDE é a lei municipal que controla o uso e a ocupação do solo. “É no PDE, ou Plano de Desenvolvimento Urbano, onde você pode discutir como a cidade cresce, para onde cresce, como se organiza, como resolver problemas, por exemplo, sobre a questão da Macro-drenagem e da Micro-drenagem na cidade de São Paulo”, explicou o líder do PPS.

O líder do PPS também lembrou que a cidade está saturada de áreas impermeáveis, sendo assim há a necessidade de se discutir os índices de impermeabilização. “As galerias precisam de um plano para direcionar melhor o escoamento das águas. Também existem problemas de financiamento para a construção de piscinões”, disse o parlamentar que acredita que o debate sobre este tema só não será mais profundo porque alguns vereadores estarão mais preocupados com as eleições.

Outra questão lembrada no debate é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo. “Temos na cidade imóveis não utilizados e subutilizados, o que gera a expansão da cidade para a periferia; enquanto temos potencial de energia e de infra-estrutura instalada no centro expandido de São Paulo, nós iremos esperar simplesmente a especulação imobiliária?”, criticou Fonseca.

Ele defende também investimentos em um Plano Municipal de Educação, para que a cidade, juntamente com o país, cresça de forma sustentável. “Quais as metas e diretrizes que esperamos para aquele que vivem aqui em São Paulo?”, indagou.

Ao final, Fonseca destacou a questão do transporte na cidade, a mobilidade urbana, como temas que devem ser discutidos pelos vereadores. Segundo ele, os vereadores precisam recuperar o prestígio diante da população. Em pesquisa recente, lembrou o parlamentar, a Câmara Municipal recebeu baixa avaliação da população. “Ela (população) deve ter sua razão”, frisou.

Transparência Brasil

Fabiano Angélico, representante da ONG Transparência Brasil, afirmou que o paulistano precisa estar atento a dois pontos principais dos debates e das ações políticas neste ano em São Paulo: a solução dos problemas da cidade, citados pelos vereadores, e a comunicação entre Câmara e população. “É interessante notar que todos os vereadores citaram alguns projetos, mas nenhum deles citou aspectos do funcionamento interno da Casa. Apenas o vereador Claudio Fonseca mencionou essa pesquisa popular sobre a visão que a população tem da Câmara Municipal”, disse.

Para ele, a Corregedoria da Câmara também não funciona: “Segundo matérias que saíram na imprensa, todas as investigações que ocorreram contra vereadores não deram em nada”. “Sabemos que em São Paulo 27 dos 55 vereadores possuem algum problema com a Justiça”.

Angélico também pediu mais transparência nas informações do parlamento como, por exemplo, melhorias no sítio da Câmara Municipal de São Paulo, embora ele entenda que existam algumas informações na página da instituição.

PPS informa

A liderança da bancada do Partido Popular Socialista (PPS) mantém um blog (vereadorespps.blogspot.com) que traz diariamente não apenas notícias relacionadas às agendas dos vereadores da bancada, mas também dos principais fatos que ocorrem na Câmara, sem partidarismos, prestando serviço para a coletividade.

O Professor Claudio Fonseca também possui uma página eletrônica do mandato (vereadorclaudiofonseca.com.br), com suas principais atividades e agenda diária, além de um perfil no Twitter. O parlamentar também destina para a população materiais impressos de prestação de contas do mandato.

Para ouvir o programa na íntegra clique aqui.

Os vereadores voltam do recesso parlamentar nesta segunda-feira (1/2) e a primeira Sessão está marcada para terça-feira (2/2).

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Câmara celebra Ano Novo Chinês

Câmara Municipal
Fotos - Juvenal Pereira

A Câmara Municipal comemorou nesta quarta-feira (27/01) o Ano Novo Chinês. A iniciativa foi da vereadora Heida Woo (PPS), primeira suplente do PPS no parlamento paulistano. Para os chineses, cada ano corresponde a um animal e 2010 é o ano do "Tigre".

Como os chineses seguem o calendário lunar, o início do ano chinês é diferente da maioria do resto mundo. “O Ano Novo Chinês se iniciará, no calendário brasileiro, no dia 14 de fevereiro! informou a vereadora.


Heida Woo nasceu em Hong Kong, mas mora em São Paulo há 34 anos. Ela recordou algumas comemorações tradicionais para a chegada do novo ano. “Nós vestíamos roupas novas e os pais colocavam dinheiro embaixo do travesseiro dos filhos para dar sorte”. Nesse período, os chineses, assim como os ocidentais, costumam se reunir com a família. Porém uma diferença é que o feriado para a comemoração do novo ano dura quinze dias e acaba com a tradicional Festa das Lanternas.

O deputado federal William Woo (PPS) destacou a importância da relação Brasil-China. “Recentemente a China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil. A maioria das exportações brasileiras têm a China como destino”.


Em São Paulo, as comemorações acontecerão nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça da Liberdade. O Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Sun Rong Mao, afirmou que não há um dado oficial, mas estima-se que haja aproximadamente 150 mil chineses vivendo na capital paulista.

Durante a sessão solene, a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu apresentou a Dança Tradicional do Leão. Houve também uma apresentação de Tai Chi com espada e música instrumental chinesa.

O presidente do PPS, Roberto Freire, ressaltou que a cidade de São Paulo recebe com muita generosidade todos os estrangeiros vindos de outras nações ou até mesmo de diferentes regiões do país. “Somos seres humanos e por isso somos iguais”, disse.

Além da vereadora, do deputado federal e do Cônsul, compuseram a mesa solene: Claudio Fonseca (PPS), vereador; Roberto Freire, presidente nacional do PPS; Davi Zaia, deputado e presidente estadual do PPS; Joaquim Su, presidente de honra da Associação Geral dos Cantoneses; Fernando Oh, presidente da Associação Chinesa do Brasil; Alexandre Liu, representante da comunidade taiwanesa; Ramon Tzung Hsien Chen, superintendente do escritório econômico e cultural Taipei; e a mestra Miao Duo, do templo Zu Lai.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Milton Ferreira participa da inauguração do Cras Guaianases

Mesmo durante o recesso parlamentar do mês de janeiro, o vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) está em plena atividade política trabalhando pela comunidade do extremo leste da cidade.

No último dia 11 de janeiro, ao lado do prefeito Gilberto Kassab e da vice Alda Marco Antonio - além de lideranças locais - o parlamentar participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na zona leste. Segundo a prefeitura, o novo Cras vai beneficiar cerca de 75 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social nos distritos de Guaianases e Lajeado.

O Cras Guaianases é a segunda unidade deste tipo serviço na zona leste e a sétima, das 31 que serão inauguradas em prédio próprios, adequadas e integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O novo espaço tem área útil de 595,45 m², possui quatro salas para atendimento individual, sala de reunião com vídeo para 20 pessoas, sala para dinâmicas com as famílias, almoxarifado, banheiro para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, fraldário, brinquedoteca e recepção com cinco boxes para atendimento dos Programas de Transferência de Renda - PTR.

O Cras Guaianases atende cerca de 100 pessoas por dia de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 18h.


Obras

Janeiro também é mês de conferir as emendas orçamentárias do mandato do parlamentar para Guaianases e região. Em companhia de assessores do gabinete, Milton Ferreira acompanha de perto a execução de todas as obras que trarão mais conforto e qualidade de vida para a população local.



domingo, 3 de janeiro de 2010

Heida Woo toma posse na Câmara Municipal


Foto - Renato d' Souza/Câmara Municipal

Em cerimônia realizada na noite do dia 1 de janeiro, na sala da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, tomaram posse os integrantes da Mesa Diretora do Legislativo Paulistano para o exercício de 2010.

Na ocasião, a primeira suplente do PPS, Heida Woo, assumiu o cargo de vereadora, substituindo o vereador e líder da bancada, Professor Claudio Fonseca, que solicitou licença para tratar de assuntos particulares.

Natural de Hong Kong, naturalizada brasileira, Heida Woo, ou Li Siu Yuk, tem 56 anos, é viúva e entrou na política pelas mãos do deputado federal William Woo (ex-PSDB, hoje no PPS). Teve 13.170 votos nas eleições de 2008 e foi a terceira mais votada da bancada pepessista.