sexta-feira, 29 de maio de 2015

Marina Silva na Câmara Municipal no Dia Mundial do Meio Ambiente



Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para comemorar e lembrar o quanto esta agenda ainda precisa avançar no nosso país, a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Ricardo Young (PPS), convidou a ex-ministra Marina Silva para uma palestra na Câmara Municipal de São Paulo.

O tema do debate será "Os desafios do desenvolvimento sustentável, os retrocessos da agenda ambiental brasileira e as demandas urbanas".

Esperamos todos no dia 9 de junho, terça-feira, às 11h, no auditório Prestes Maia. A entrada será gratuita e não é necessário inscrição!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Comissão de Transporte segue debatendo aplicativo Uber

A reunião Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia desta quarta-feira (27/5) teve novamente a presença de taxistas, que cobraram mais uma vez dos vereadores medidas contra o aplicativo Uber.

O serviço de carona paga tem gerado grande polêmica e causado forte prejuízo ao setor. Mas, apesar dos esforços dos parlamentares membros da Comissão, o Departamento de Transportes Públicos, representado pelo seu diretor Daniel Telles, não tem conseguido dar respostas eficazes à categoria.
Como possível solução ao impasse, o vereador Ricardo Young (PPS) sugeriu a criação de uma subcomissão para tratar especificamente da questão dos alvarás de táxis, pauta frequentemente levantada pelos taxistas, que alegam haver uma demanda reprimida de alvarás na cidade.

Ademais, foi aprovado o Projeto de Lei 822/2013 do vereador Abou Anni (PV), que revoga a Lei nº 15.896, de 8/11/2013, que proíbe colocação de películas (insulfim) nos vidros dos veículos destinados ao transporte esc

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Comissão da Câmara discute compensação ambiental na cidade


A Comissão de Meio Ambienteda Câmara Municipal, presidida pelo líder do PPS, vereador Ricardo Young, promove na terça-feira (26/5) audiência pública sobre a compensação ambiental na cidade.

O evento será realizado na Sala Sérgio Vieira de Melo, da Casa, a partir das 11h.

sábado, 23 de maio de 2015

Frente pela Sustentabilidade debate PPP da iluminação pública


A iluminação pública da cidade de São Paulo foi o tema da reunião de hoje (21) da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Para tratar do assunto, os vereadores receberam o Engenheiro do Laboratório de Fotometria do Instituto Energia e Ambiente (IEE) da USP (Universidade de São Paulo), José Gil Oliveira, e Marco Martins Poli, diretor administrativo da Abilux ( Associação Brasileira da Indústria de Iluminação).

A temática foi proposta, pois o assunto assumiu maior relevância após a Prefeitura lançar uma Parceria Público Privada (PPP) para troca por lâmpadas de LED toda a iluminação pública paulistana, o maior parque de iluminação do País, com atualmente cerca de 620 mil lâmpadas ( http://www.spnegocios.com/p…/ppps-concessoes/projetos-de-ppp ).

José Gil apresentou as vantagens e as principais aplicações das lâmpadas de LED que foram testadas no IEE. O professor deixou claro que "a tecnologia tem evoluído rapidamente e o LED está cada vez mais barato e eficiente, tornando o seu uso cada vez mais indicado para a iluminação". Segundo ele, a iluminação por LED tem uma vida útil mais longa; baixo consumo de energia; elevada eficácia; excelente reprodução de cor, além de ser sustentável energeticamente.

O segundo convidado, Marco Martins Poli, trouxe o ponto de vista da indústria para a questão. Para ele o principal problema hoje é a falta de um parâmetro para a implementação da iluminação pública de LED. Problema que aparece também no edital da Prefeitura, onde não há especificação técnica detalhada do tipo de LED que será utilizado. Poli ainda defendeu o parque industrial brasileiro para produção de iluminação da cidade. Para ele, "é preciso garantir o desenvolvimento da indústria nacional e manutenção dos empregos".

O vereador Ricardo Young levantou questões importantes para o debate, como se a energia solar foi levada em conta como alternativa ao LED e o impacto dos resíduos que serão gerados pela troca da tecnologia.

Os convidados concordaram que apesar de viável a troca da iluminação por placas de energia solar seria muito cara. Ela só seria eficiente em casos de iluminação baixa e para pedestres. Sobre o descarte dos resíduos gerados pela troca, esse problema não foi considerado no edital da Prefeitura.

Os vereadores da Frente vão apresentar melhorias ao projeto da PPP sobre a Iluminação a partir das contribuições dadas pelos especialistas.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Young (PPS) denuncia violência contra conselho participativo de Parelheiros

Em sua fala no Pequeno Expediente de terça-feira (21/5), Ricardo Young (PPS) compartilhou com os demais vereadores uma lamentável denúncia que recebeu em seu gabinete, sobre atos de violência cometidos contra conselheiros participativos da região de Parelheiros. A polêmica foi pauta da Rádio Jovem Pan (ouça aqui)

Young aproveitou ainda a oportunidade para falar brevemente sobre sua viagem ao Butão e toda a riqueza que a experiência desse país tem a oferecer à democracia brasileira. Confira a íntegra do depoimento:

“Vou falar de dois assuntos. Um é muito, muito, bom e deve servir de referência, e o outro é muito, muito, ruim, que deve receber o nosso repúdio.

Eu vou começar pela boa notícia. Como vocês sabem, eu estive em licença, numa viagem de dez dias ao Butão. O Butão é um país pequeno, de 700 mil habitantes, que é um enclave entre a China e a Índia, nos Himalaias, e vem sendo conhecido mundialmente como o país que resolveu desafiar o critério único de desenvolvimento medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). Como todos nós sabemos, o grande problema do PIB é que ao medir o crescimento apenas em cima da atividade econômica de produção de bens e serviços, não se mede a qualidade de vida. Então, se nós temos mais atropelamentos, nós vamos ter aumento do PIB; se tivermos mais hospitais, vamos ter aumento do PIB; se tivermos mais presídios, vamos ter aumento do PIB.

O Butão, na contramão dessa tendência, resolveu desenvolver o que hoje é conhecido como FIB, que é o Índice Nacional Bruto de Felicidade. Isto é, o rei, na época, resolveu ao invés de desenvolver o país da forma tradicional, caminhar junto ao povo e perguntar ao povo o que o povo desejava para o país como desenvolvimento. Ele identificou alguns critérios de felicidade. Chamou especialistas, técnicos internacionais e montou o índice nacional de felicidade, que subordina a atividade econômica à felicidade da nação. Contrário à forma que fazemos aqui. E têm sido impressionantes os resultados disso.

O Butão é um país completamente independente, aliás, foi um dos únicos países da Ásia que não foram colonizados. É um país onde não existe pobreza. A população é extremamente satisfeita. Eu visitei a capital, a cidade de Thimbu, que é uma capital onde a vida urbana é de altíssima qualidade. A integração com o meio ambiente e a natureza é absoluta e os problemas que o Butão vive hoje são de como harmonizar esse estilo de vida único com a pressão sobre o turismo e sobre as visitas ao Butão. Então é um país que vale a pena conhecer. É um desses lugares que nós principalmente que estamos na política precisamos conhecer. O que move os líderes do Butão é a satisfação e a qualidade de vida do seu povo. Isso é o que orienta a política do país. Voltarei a falar sobre isso, porque, como eu tenho pouco tempo, eu tenho que ir para a má notícia.

E a má notícia é lamentável. Muito longe, mas muito longe mesmo das 36 horas que nos separam do Butão. Recebi no meu gabinete uma série de denúncias anônimas do Conselho Participativo, de conselheiros que têm sido coagidos, ameaçados e obrigados a alterar as suas atas de reuniões. Isso em Parelheiros. Na terça-feira, anteontem, circulou nas redes sociais o vídeo com agressões ao conselheiro participativo de Parelheiros conhecido como Fernando Bike. Ele estava filmando uma ação da Prefeitura, que estava derrubando uma ponte que tinha sido construída pela comunidade, com a participação do Conselho Participativo, quando veio uma pessoa, lhe tirou a câmera e o espancou. Ele levou uma surra por estar fazendo isso. E a comunidade está muito revoltada, os conselheiros participativos estão revoltados. Eu estou recolhendo documentação que eu vou passar aqui nesta Casa e eu queria dizer que a falta de diálogo com a comunidade e o conflito ideológico estão acabando em violência em Parelheiros.

Qualquer força política que esteja envolvida precisa urgentemente tomar providências ou serão corresponsáveis pelo que está ocorrendo lá.

Eu pediria para os vereadores que atuam na região de Parelheiros, Alfredinho (PT), Ricardo Nunes (PMDB) Arselino Tatto (PT), Camisa Nova (DEM), que olhem para a situação de Parelheiros e atentem para essa questão. Há um conflito entre o Conselho Participativo e a Administração Regional. Estamos vendo acontecer em Parelheiros o que já aconteceu no Parque dos Búfalos. A organização da comunidade em prol de uma causa tem como resposta a violência e a coerção.

Peço que todos os vereadores colegas estejam atentos a isso porque os Conselhos Participativos foram constituídos para fazer com que as Administrações Regionais funcionassem melhor e não para serem reprimidos pela própria Administração Regional. Muito obrigado”.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade debate arborização da cidade

Com informações do site da Câmara

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade realizou nesta segunda-feira (4/5) mais uma discussão sobre a arborização na cidade de São Paulo. 

Segundo o biólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sérgio Brazolin, hoje os paulistanos têm um problema sério na cidade: a falta de planejamento arbóreo, que para ele soma-se à interferência da fiação elétrica, que deveria ser subterrânea.

“Uma ideia é criar uma parceria com a prefeitura para pensarmos juntos o manejo das árvores da cidade. Em um levantamento feito pelo IPT em 2010, referente há 10 anos, verificamos que havia dez espécies de árvores não adequadas à cidade e que a maioria delas era de porte grande e tinha entre 10 e 15 metros de altura. Por isso é importante fazer um inventário das árvores, para saber com o que estamos mexendo. Por exemplo, se eu tenho isso, saberei quantas árvores terei que podar no ano que vem e quais precisam de poda emergencial”, afirmou.

O líder do PPS, vereador Ricardo Young, participou do seminário e disse que “há uma demonização das árvores na Cidade, o que é um absurdo”.

"As árvores são absolutamente necessárias para a qualidade do ar, para a garantia do equilíbrio da temperatura, para a fauna remanescente que ainda temos, para o sombreamento das calçadas e para um ambiente minimamente aprazível, principalmente nas áreas públicas", disse.