terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Retrato do atraso: prefeito veta o taxi compartilhado

O prefeito Fernando Haddad vetou nosso projeto de lei 770/13, aprovado na Câmara Municipal e que dispõe sobre a criação do Sistema de Taxi Compartilhado, numa clara demonstração de que esta gestão pouco se preocupa em avançar na agenda da sustentabilidade. Ao contrário, insiste em acirrar a disputa entre os modais de transporte, ao invés de aprimorá-los de forma complementar.

Ao rejeitar a iniciativa, que propõe o compartilhamento de taxi em trajetos específicos e alternativos como forma de estimular a classe média a deixar o carro em casa, o Prefeito parece optar por confundir o cidadão com informações, no mínimo, equivocadas, para não dizer de má fé.

Afirmar que o Sistema de Taxi Compartilhado assemelha-se às antigas lotações que deram origem às vans de transporte clandestino na década de 90 é no mínimo olhar pelo retrovisor e não conseguir vislumbrar possibilidades mais eficientes, modernas e criativas para desafogar o trânsito da cidade.

Não bastasse isso, esta afirmação é também ofensiva aos atuais taxistas ao considerar a possibilidade de que poderiam delinquir em atividades irregulares e lesivas ao erário público. Isso é julgamento precipitado, é atitude preconceituosa, é visão unilateral expressa numa justificativa claramente elaborada pela Secretaria dos Transportes e sequer questionada pelo Prefeito. É o retrato do atraso na gestão de uma cidade que deveria estar na vanguarda de um sistema intermodal de transporte coletivo eficiente e com preço justo.

Ricardo Young - Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário