quinta-feira, 3 de julho de 2014

Descobrindo nossos rios



O plenário da Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (2/7), em segunda votação, o Projeto de Lei 858/13, de autoria do líder do PPS, vereador Ricardo Young, que inclui nas placas de ruas da cidade o nome das bacias hidrográficas sobre as quais estão situadas. O PL segue para a sanção do prefeito. 

“O projeto pretende resgatar parte da memória hídrica da cidade. Em vez de apresentar nomes de ruas, vamos trazer de volta os nomes dos rios que passam sob essas ruas, de forma que nós, paulistanos, possamos não só descobrir qual curso d’água passa por ali, mas também redescobrir nossa história e a nossa relação vital com as águas”, explicou Young. 

O Projeto foi elaborado no fim do ano passado em parceria com o “Rios e Ruas”, coletivo de especialistas encabeçados pelo geógrafo Luiz de Campos Jr. e pelo arquiteto José Bueno. Eles estudam a localização e o comportamento dos cursos d’água da cidade, promovendo oficinas e expedições com a população por esses locais.

“Se você perguntar para uma criança: ‘você deixaria seu cachorro sem nome?’, ela diria: ‘claro que não’. A gente se refere assim aos rios. Ou seja, nossos rios não têm nome. A gente quer começar a reavivá-los dando os nomes desses rios. O processo de sinalização significa nomear o que é vivo. A coisa morta não tem nome, mas a coisa viva deve ter nome”, afirmou Bueno.

Entenda mais sobre o projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário