quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Câmara celebra Ano Novo Chinês

Câmara Municipal
Fotos - Juvenal Pereira

A Câmara Municipal comemorou nesta quarta-feira (27/01) o Ano Novo Chinês. A iniciativa foi da vereadora Heida Woo (PPS), primeira suplente do PPS no parlamento paulistano. Para os chineses, cada ano corresponde a um animal e 2010 é o ano do "Tigre".

Como os chineses seguem o calendário lunar, o início do ano chinês é diferente da maioria do resto mundo. “O Ano Novo Chinês se iniciará, no calendário brasileiro, no dia 14 de fevereiro! informou a vereadora.


Heida Woo nasceu em Hong Kong, mas mora em São Paulo há 34 anos. Ela recordou algumas comemorações tradicionais para a chegada do novo ano. “Nós vestíamos roupas novas e os pais colocavam dinheiro embaixo do travesseiro dos filhos para dar sorte”. Nesse período, os chineses, assim como os ocidentais, costumam se reunir com a família. Porém uma diferença é que o feriado para a comemoração do novo ano dura quinze dias e acaba com a tradicional Festa das Lanternas.

O deputado federal William Woo (PPS) destacou a importância da relação Brasil-China. “Recentemente a China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil. A maioria das exportações brasileiras têm a China como destino”.


Em São Paulo, as comemorações acontecerão nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça da Liberdade. O Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo, Sun Rong Mao, afirmou que não há um dado oficial, mas estima-se que haja aproximadamente 150 mil chineses vivendo na capital paulista.

Durante a sessão solene, a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu apresentou a Dança Tradicional do Leão. Houve também uma apresentação de Tai Chi com espada e música instrumental chinesa.

O presidente do PPS, Roberto Freire, ressaltou que a cidade de São Paulo recebe com muita generosidade todos os estrangeiros vindos de outras nações ou até mesmo de diferentes regiões do país. “Somos seres humanos e por isso somos iguais”, disse.

Além da vereadora, do deputado federal e do Cônsul, compuseram a mesa solene: Claudio Fonseca (PPS), vereador; Roberto Freire, presidente nacional do PPS; Davi Zaia, deputado e presidente estadual do PPS; Joaquim Su, presidente de honra da Associação Geral dos Cantoneses; Fernando Oh, presidente da Associação Chinesa do Brasil; Alexandre Liu, representante da comunidade taiwanesa; Ramon Tzung Hsien Chen, superintendente do escritório econômico e cultural Taipei; e a mestra Miao Duo, do templo Zu Lai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário