sábado, 30 de janeiro de 2010

Debate na CBN antecipa a volta do recesso


Renan Geishofer – Liderança do PPS

Preparando-se para a volta do recesso parlamentar, o líder da bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo, Professor Claudio Fonseca, juntamente com os colegas Celso Jatene (PTB) e Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), participou na manhã deste sábado (30/1) de debate no “CBN São Paulo”, da Rádio CBN. Também integrou a atração o representante da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, além do jornalista Milton Jung, apresentador do programa.

Em discussão, os problemas que a cidade de São Paulo vem enfrentado no início do ano, ainda mais com as incessantes chuvas que caem na capital paulista. Os temporais estão causando inundações e tragédias, além de levar o caos para todos os cantos da cidade.

Claudio Fonseca acredita que esses assuntos irão polarizar os debates na Câmara em 2010, mas ele espera que as discussões sejam "desprovidas de emoções partidárias." “Espero que os vereadores se atenham a responsabilidade de não ficar jogando paro o governo anterior ou para o governo atual a responsabilidade desses problemas. Não podemos pautar nossas ações dentro de uma agenda de disputa político-eleitoral, enquanto a população continua a sofrer", analisou Fonseca.

Segundo os parlamentares presentes, a revisão do Plano Diretor Estratégico do município - que foi analisada em mais de 40 Audiências Públicas ao longo do ano passado - deve ser votada neste ano. O PDE é a lei municipal que controla o uso e a ocupação do solo. “É no PDE, ou Plano de Desenvolvimento Urbano, onde você pode discutir como a cidade cresce, para onde cresce, como se organiza, como resolver problemas, por exemplo, sobre a questão da Macro-drenagem e da Micro-drenagem na cidade de São Paulo”, explicou o líder do PPS.

O líder do PPS também lembrou que a cidade está saturada de áreas impermeáveis, sendo assim há a necessidade de se discutir os índices de impermeabilização. “As galerias precisam de um plano para direcionar melhor o escoamento das águas. Também existem problemas de financiamento para a construção de piscinões”, disse o parlamentar que acredita que o debate sobre este tema só não será mais profundo porque alguns vereadores estarão mais preocupados com as eleições.

Outra questão lembrada no debate é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Progressivo. “Temos na cidade imóveis não utilizados e subutilizados, o que gera a expansão da cidade para a periferia; enquanto temos potencial de energia e de infra-estrutura instalada no centro expandido de São Paulo, nós iremos esperar simplesmente a especulação imobiliária?”, criticou Fonseca.

Ele defende também investimentos em um Plano Municipal de Educação, para que a cidade, juntamente com o país, cresça de forma sustentável. “Quais as metas e diretrizes que esperamos para aquele que vivem aqui em São Paulo?”, indagou.

Ao final, Fonseca destacou a questão do transporte na cidade, a mobilidade urbana, como temas que devem ser discutidos pelos vereadores. Segundo ele, os vereadores precisam recuperar o prestígio diante da população. Em pesquisa recente, lembrou o parlamentar, a Câmara Municipal recebeu baixa avaliação da população. “Ela (população) deve ter sua razão”, frisou.

Transparência Brasil

Fabiano Angélico, representante da ONG Transparência Brasil, afirmou que o paulistano precisa estar atento a dois pontos principais dos debates e das ações políticas neste ano em São Paulo: a solução dos problemas da cidade, citados pelos vereadores, e a comunicação entre Câmara e população. “É interessante notar que todos os vereadores citaram alguns projetos, mas nenhum deles citou aspectos do funcionamento interno da Casa. Apenas o vereador Claudio Fonseca mencionou essa pesquisa popular sobre a visão que a população tem da Câmara Municipal”, disse.

Para ele, a Corregedoria da Câmara também não funciona: “Segundo matérias que saíram na imprensa, todas as investigações que ocorreram contra vereadores não deram em nada”. “Sabemos que em São Paulo 27 dos 55 vereadores possuem algum problema com a Justiça”.

Angélico também pediu mais transparência nas informações do parlamento como, por exemplo, melhorias no sítio da Câmara Municipal de São Paulo, embora ele entenda que existam algumas informações na página da instituição.

PPS informa

A liderança da bancada do Partido Popular Socialista (PPS) mantém um blog (vereadorespps.blogspot.com) que traz diariamente não apenas notícias relacionadas às agendas dos vereadores da bancada, mas também dos principais fatos que ocorrem na Câmara, sem partidarismos, prestando serviço para a coletividade.

O Professor Claudio Fonseca também possui uma página eletrônica do mandato (vereadorclaudiofonseca.com.br), com suas principais atividades e agenda diária, além de um perfil no Twitter. O parlamentar também destina para a população materiais impressos de prestação de contas do mandato.

Para ouvir o programa na íntegra clique aqui.

Os vereadores voltam do recesso parlamentar nesta segunda-feira (1/2) e a primeira Sessão está marcada para terça-feira (2/2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário