terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Primeira caminhada pelos marcos históricos da Câmara


Um passeio nos lugares que sediaram a Câmara Municipal de São Paulo, ao longo de sua história, marcou a participação da Casa nas comemorações dos 457 anos da capital

Sítio da Câmara
Foto - Juvenal Pereira/CMSP

Mais de 70 pessoas caminharam pelos principais endereços do Legislativo paulistano em seus 450 anos de história. O passeio, realizado na manhã do dia 25 de janeiro, começou pelo Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal desde 1969, no bairro da Bela Vista, e seguiu pelo centro até a Praça Dr. João Mendes, que abrigou a Casa dos Vereadores no período de 1787 a 1897, quando ainda era chamado de Largo São Gonçalo Garcia. A Câmara Municipal funcionou nesse endereço durante 103 anos.

O passeio continuou até a Rua do Carmo, sede da Câmara Municipal entre os anos de 1770 a 1777. “À época, duas casas consideradas as melhores da cidade”, completou o guia turístico Laércio Cardoso de Carvalho. Em seguida, o grupo visitou o Palacete Prates, na Rua Libero Badaró, onde o Legislativo funcionou entre 1914 e 1930, e depois, entre os anos de 1948 e 1969.

Outro endereço visitado pelo grupo foi a esquina da Rua XV de Novembro com a Rua do Tesouro, sede do legislativo entre 1897 a 1914. O sobrado de dois andares em estilo clássico, com largas janelas foi construído por João Teodoro Xavier, em 1874, para abrigar a Escola Normal. Na época, A Câmara Municipal era formada por dezesseis vereadores com mandato de três anos.

Quem participou do passeio foi recebido pelos integrantes da Mesa Diretora: o presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSDB), o segundo vice-presidente Claudio Prado (PDT), o 1º secretário Netinho de Paula (PCdoB), o 1º suplente Ushitaro Kamia (DEM), o corregedor Marco Aurélio Cunha (DEM), o vereador Eliseu Gabriel (PSB) e Aníbal de Freitas (PSDB), que vai assumir uma cadeira no Parlamento. Os parlamentares acompanharam todo o passeio que foi encerrado na Praça do Patriarca.

“O vereador deve estar ao lado do povo. Aqui, durante a caminhada as pessoas nos perguntam sobre o que a gente vai oferecer para a cidade”, afirmou o presidente Police Neto. “Visitamos pontos da região central para lembrar a nossa história e para construir no presente uma cidade mais justa”, completa.

O passeio terminou na Praça do Patriarca. Vale lembrar que o Pateo do Colégio, berço da Casa Legislativa entre os anos de 1575 a 1619. No local funcionava o colégio jesuíta para catequese formado por missionários da Companhia de Jesus, liderados por Manuel da Nóbrega. A construção da primeira sede própria da Câmara teve início em 1575. O edifício era pequeno e rudimentar, feito de taipa de pilão, com telhado coberto de sapé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário