sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Líder do PPS critica gestão ambiental na cidade


Em pronunciamento realizado durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal nesta quinta-feira (13/11), o líder do PPS, vereador Ricardo Young, que também é presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade da Casa, criticou a política ambiental da cidade. 

“Vivemos um verdadeiro ataque aos espaços ambientais da cidade. (...) nunca tivemos um ar tão ruim, batendo inclusive o pior ano que foi 2007. Não basta a crise hídrica, que está colocando uma população de quase 16 milhões de pessoas como reféns da falta d’água. Nós continuamos destruindo o pouco do verde que resta nessa cidade”, disse. 

O parlamentar lamentou o fracasso da empreitada da Frente de Sustentabilidade em torno do Parque dos Búfalos, no Jardim Apurá (zona sul), que dará espaço, em breve, a mais de 500 moradias que irão comprometer os mananciais da área. 

Young também lembrou aos seus colegas parlamentares de dois eventos importantíssimos para a pauta da sustentabilidade. Um deles, que vai debater o projeto de lei do IPTU verde. O encontro será no dia 1º de dezembro, na sede no Sindicato dos Engenheiros. O outro evento acontecerá na Câmara, no Plenário Primeiro de Maio, no dia três de dezembro, para ouvir as diversas posições da cidade acerca do Futuro do Minhocão. Leia a íntegra abaixo:

“Vou iniciar minha fala reforçando o discurso do vereador Natalini. Nós vivemos um verdadeiro ataque aos espaços ambientais da cidade. Desde o ano passado, durante o processo do Plano Diretor, estamos falando sobre como a questão ambiental na cidade tem sido desprezada, tem sido vilipendiada. O processo das construções, sejam de construções populares como é esse caso lá no Parque dos Búfalos, ou em construções altamente sofisticadas como o caso do Panambi. Nós estamos vendo que a questão da moradia simplesmente vem destruindo a questão ambiental.

Não basta termos superado várias vezes o recorde de poluição do ar: nunca tivemos um ar tão ruim, batendo inclusive o pior ano que foi 2007. Não basta a crise hídrica, que está colocando uma população de quase 16 milhões de pessoas como reféns da falta d’água. Nós continuamos destruindo o pouco do verde que resta nessa cidade. O caso do Parque dos Búfalos é muito triste. Nós temos uma população heroica que vem atuando naquela região de uma forma incrível. Nunca houve uma invasão no Parque!

A população do Jardim Apurá tem conseguido dialogar e fazer com que a população de todo o entorno respeite aquele espaço. É um parque lindo, perto da Billings, com sete mananciais, importantíssimo para uma região que não tem acesso ao lazer! E o que nós vemos? Sem dialogar com a população a construtora e os poderes públicos vão colocar lá mais de 500 moradias, dividindo o parque ao meio, comprometendo os mananciais e acabando com a região. Cadê o diálogo com a população? Cadê o debate com as partes interessadas? Não. Interessa só o interesse político e o econômico se sobrepondo a todo o resto.

Nós estamos vivendo uma situação muito triste! A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade está pedindo uma audiência urgente com o prefeito. E hoje à noite, na Assembleia Legislativa, nós teremos mais uma audiência Pública para ver se conseguimos reverter essa situação que, como disse o vereador Natalini, é absolutamente intolerável.

É exatamente em função disso, que é muito importante a participação de vocês, da população, porque, muitas vezes, os vereadores daqui esquecem que eles os representam. Nós precisamos estar em sintonia com o que vocês estão fazendo. E no caso do Parque dos Búfalos é a população ali do Jardim Apurá que vem solicitando aos Poderes Públicos e, sem voz, sem conseguir nem serem ouvidos, estão perdendo o trabalho que fizeram.

Queria também dizer aos senhores vereadores e a todos os presentes aqui, que vamos fazer no dia 1º de dezembro, no Sindicato dos Engenheiros, um evento chamado Construções Sustentáveis e Políticas de Incentivo, para discutirmos o projeto de lei do IPTU verde. Estamos consolidando todas as iniciativas daqui da Câmara, justamente para começarmos a criar incentivos econômicos, para que a questão ambiental não seja mais colocada como uma questão terciária, como a última questão na cidade de São Paulo. Nós precisamos reverter isso e acreditamos que com o IPTU verde, com uma série de incentivos para aqueles que têm construções sustentáveis, que preservam a água, que captam água de cisternas, que têm jardins ou tetos verdes possam pagar menos imposto.

Além disso, para finalizar, dizer que no dia 3 de dezembro, temos uma outra discussão muito importante sobre o destino do Minhocão. O Plano Diretor prevê a mudança de uso do Minhocão e existem diversas posições na cidade e vamos fazer um grande evento aqui no Plenário para discutir as diversas visões sobre esse encaminhamento. É isso que eu tinha a dizer, muito obrigado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário