quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Minhocão: a importância do debate democrático



Ricardo Young 

Desde 31 de julho de 2014, quando o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) determinou a desativação do Elevado Costa e Silva, o destino da estrutura tem fomentado debates acalorados entre grupos que propõe distintas soluções para os 3,4 quilômetros de vias elevadas que ligam a zona oeste ao centro da cidade de São Paulo.

A construção, que foi carinhosamente (ou não) apelidada pelos paulistanos de Minhocão, é polêmica desde sua idealização e não haveria como deixar de ser em sua desativação.

O PDE determina que o Minhocão deixe de ser utilizado como via de tráfego, mas a forma como isso deve acontecer, e o futuro da estrutura, ficam a cargo de uma legislação específica.

Atualmente, a única proposta que tramita na Câmara Municipal de São Paulo é a transformação do elevado em um parque linear suspenso, o Parque Minhocão. A ideia foi apresentada por meio do projeto de lei 10/2014, de autoria do vereador Police Neto (PSD), do qual eu e outros colegas vereadores somos coautores.

O PL foi apresentado em fevereiro do ano passado e hoje, quase um ano depois, a polêmica em torno do tema ganhou muitos outros vieses. Alguns grupos se organizaram e têm participado de discussões de nível elevadíssimo, como o Fórum Futuro do Minhocão, em que meu mandato também se envolveu.

O debate democrático tem feito emergir aspectos que, das mais variadas formas, são intrínsecos à questão. Demandas de moradores, estudos aprofundados sobre o tema e opiniões de especialistas lançam luz a temáticas como os baixios da estrutura, a especulação imobiliária e uma diversidade de fatores socioeconômicos e ambientais.

O Minhocão afeta a cidade e seus cidadãos de múltiplas maneiras, seja direta ou indiretamente. Essa multiplicidade se reflete no número de possibilidades apresentadas e não há como ignorar este cenário.

Tenho convicção, assim como todos os movimentos organizados sobre o tema, que o Minhocão deve ser desativado e apoio e admiro a forma democrática como o assunto tem sido discutido.

Acredito que a decisão do que será feito após a desativação deve ser tomada com base em projetos consistentes, seja para o Parque, para o desmonte ou qualquer outra ideia que possa ser elaborada.

Sempre digo, e reforço aqui, que a cidade é um sistema complexo e não há como solucionar suas questões de forma açodada. O debate é a única condição em que se pode desenhar um desenlace abrangente e ponderado, que contemple todas, ou boa parte, das demandas.

O PL do Parque Minhocão cumpre papel importante, mesmo que não seja esta a decisão final sobre o destino da estrutura. O texto foi fundamental para estimular o debate e trazer os olhares da sociedade para esta questão, que não está ainda nem próxima de um desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário