quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Young critica "demonização" das árvores na cidade


O líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ricardo Young, usou o Pequeno Expediente desta quinta-feira (26/2) para dar detalhes da reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, realizada na parte da manhã (veja mais). O vereador aproveitou a oportunidade para criticar a ação da Prefeitura Municipal que, inconsequentemente e sem maiores explicações, eliminou cinco árvores da espécie sibipirunas localizadas na Praça do Correio. “Há uma demonização das árvores na Cidade, o que é um absurdo”, criticou. Leia a íntegra do discurso: 

“Sr. Presidente, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, aproveito o Pequeno Expediente para comunicar a todos que houve eleição hoje na reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade.

O nosso nobre e querido colega Vereador Natalini assume agora a Presidência da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Este Vereador continua com a Vice-Presidência e a Secretaria está a cargo do nobre Vereador Toninho Vespoli. Gostaria de parabenizar S.Exas. pela eleição.

Haverá uma agenda bastante intensa para os próximos meses, a começar pela Aliança pela Água, que hoje esteve presente na nossa reunião mostrando que existe uma agenda emergencial para a Cidade. Ela já foi apresentada para o Sr. Prefeito, para o Conselho da Cidade e foi negligenciada. Por isso a Aliança pela Água pede para que esta Casa abrace as iniciativas propostas por eles; que possamos ter nesta Casa uma caixa de ressonância para o que a sociedade civil está fazendo em relação à água.

Ainda em relação à Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, marcamos para a próxima sexta-feira, dia 13, uma nova reunião para continuarmos a discussão sobre a Lei de Zoneamento. Ontem realizamos uma reunião, convocada por alguns Srs. Vereadores, que lotou a sala Sérgio Viera de Mello. Eram mais de cem pessoas e sentimos tanto pelos urbanistas e arquitetos presentes, como pela população representada   que a discussão sobre a Lei de Zoneamento terá de se aprofundar, terá desdobramentos importantes, grandes, e não se esgotará apenas através das audiências públicas já marcadas.  É fundamental um engajamento maior da Câmara nessa discussão com os Vereadores, com os especialistas e a sociedade civil.

Estão todos convidados para, no dia 13, às 10h, estarem presentes para a continuidade da discussão sobre a Lei de Zoneamento.

Queria colocar uma questão que nos deixou bastante perplexos hoje de manhã que foi a eliminação das sibipirunas da Praça do Correio.

É impressionante, a Cidade padece de falta de água, nós sabemos que a Cidade está se tornando uma ilha de calor, boa parte dos desajustes climáticos e da intensidade das chuvas dos últimos tempos têm se dado em função da ilha de calor que a Cidade se tornou.

As árvores são absolutamente necessárias. Há uma demonização das árvores na Cidade, o que é um absurdo. As árvores são absolutamente necessárias para a qualidade do ar, para a garantia do equilíbrio da temperatura, para a fauna remanescente que ainda temos, para o sombreamento das calçadas e para um ambiente minimamente aprazível, principalmente nas áreas públicas.

Aí, rapidamente, da noite para o dia, a própria Prefeitura elimina cerca de cinco sibipirunas adultas, todas elas com mais de 20 anos, sem dar nenhuma explicação para isso.

É um absurdo que estejamos enfrentando a situação climática, a escassez de água e a necessidade de aumentar o metro quadrado por habitante de verde, nesta Cidade. Hoje nós temos três metros quadrados, por habitante, quando a recomendação das Nações Unidas é de 12, e o próprio Poder Público elimina árvores que, inclusive, eram fundamentais para aqueles usuários de ônibus que tinham nessas árvores o sombreamento necessário.

A Frente já está encaminhando um requerimento para a Secretaria de Transportes e Secretaria do Verde para saber como essa decisão foi tomada.

Por todas as razões é lamentável e a Frente Parlamentar decidiu então acatar, por parte do Movimento das Águas, uma revisão da legislação sobre compensação ambiental e arborização na Cidade, porque assim como está, não dá. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário