terça-feira, 2 de julho de 2013

CPI do Transporte Coletivo: Ricardo Young e estudantes pedem transparência



A segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte  Coletivo aconteceu nesta terça-feira (2/7) no Plenário Prestes Maia da Câmara Municipal. 

O vereador Ricardo Young (PPS) desejou que a CPI aprofunde-se nas investigações prezando pela transparência. O parlamentar fez ainda duas solicitações: primeiro, que os líderes dos partidos e outros vereadores possam enviar requerimentos verbalmente à CPI e que a Mesa considere e incorpore os que acharem justos; segundo, que todos os documentos protocolados sejam colocados à disposição do público. 

Os membros da CPI responderam que os requerimentos devem ser entregues sempre por escrito a qualquer integrante da investigação. Sobre a publicidade dos documentos, o presidente Paulo Fiorilo (PT) afirmou que tudo será feito de acordo com o regimento da Casa e que a CPI estuda criar um blog para que as pessoas possam acompanhar o trabalho dos parlamentares. 

Os vereadores escolheram a vereadora líder do PSD, Edir Sales, relatora da CPI. Nos bastidores, comenta-se que a indicação foi do ex-prefeito, e presidente do Partido, Gilberto Kassab. O vereador Eduardo Tuma (PSDB) será o vice-presidente do colegiado. 

Também foram aprovados mais de trinta requerimentos que ainda não estão disponíveis para consulta do público. Entre eles, as planilhas dos contratos da SPTrans com as empresas concessionárias. 

Participam da CPI os vereadores Paulo Fiorilo (PT), presidente; Eduardo Tuma (PSDB), vice-presidente; Edir Sales (PSD), relatora; Adilson Amadeu (PTB), Nelo Rodolpho (PMDB), Dalton Silvano (PV) e Milton Leite (PMDB). 

Os vereadores George Hato (PMDB), Toninho Paiva (PR) e Paulo Frange (PTB) foram indicados para suplentes.

A próxima reunião da Comissão será no dia 19 de julho, às 11h, no Plenário Presta Maia da Câmara.

Estudantes 

Thais Kazedani/ Câmara Municipal 

A CPI recebeu um documento da Coalizão Estudantil – organização composta por entidades acadêmicas de todo o Brasil - solicitando transparência nos trabalhos do colegiado.

O pedido dos estudantes, de acordo com o documento protocolado na Câmara, é que todos os dados que a CPI tenha acesso sejam compartilhados com o grupo.  Entre as informações pleiteadas estão o tamanho da frota de ônibus, custos das empresas e concessionárias, margem de lucro das empresas e a média de passageiros em cada veículo.

“Queremos que essa CPI trabalhe de forma transparente e compartilhe as informações com a gente para elaborarmos um estudo técnico sobre o transporte público em São Paulo”, explicou um dos integrantes da Coalizão, Raphael Straatmann.

Leia Mais

CPI começa com nome de Haddad/Kassab na relatoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário