terça-feira, 30 de julho de 2013

“Se a CPI ficar na superfície, os movimentos sociais não vão deixar barato”, diz Young para Haddad

O vereador Ricardo Young (PPS) se reuniu com o prefeito Fernando Haddad nesta segunda-feira (29/6) para discutir a agenda da sustentabilidade em São Paulo. Sob esse olhar, a pauta foi da CPI dos Transportes até a Educação e ponderou ainda a atuação de secretarias, das subprefeituras e da Controladoria Geral do Município. No final, Haddad mostrou interesse em aprofundar as discussões e pediu para se reunir com os vereadores da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, presidida por Young

CPI dos Transportes

Depois de esclarecer, de cara, a postura independente na atuação parlamentar - “meu voto não depende da autoria: voto favorável aos bons projetos para a cidade” -, Young avisou que vai fiscalizar todos os passos da CPI instituída e será um aliado na busca da verdade e das soluções para o transporte. “O Executivo precisa enxergar a oportunidade que a CPI traz de pautar as deficiências do sistema e trazer as soluções estruturais”, ele defendeu. 

Para Haddad, “a Câmara foi feliz com a decisão de abrir as contas do sistema”. Ele afirmou que a revisão dos contratos faz parte das diretrizes do governo e admitiu estar aliviado com o cancelamento da licitação das empresas de ônibus.

“Ele tem a expectativa de que o Comissão de Trânsito e Transportes e que a CPI aprofundem as análises das desfuncionalidades do sistema”, comentou Young, que avalia a reunião como “boa”. 

Citando a participação de grupos, como a Coalizão Estudantil, que acompanharam a votação da CPI, Young deixou para o prefeito o recado que “se a CPI ficar na superfície, os movimentos sociais não vão deixar barato”. 

Combate à corrupção

A iniciativa do prefeito com a Controladoria Geral do Município foi elogiada por Young. O prefeito garantiu que vai investigar todas as denúncias e “nada ficará paralisado.” 

Educação Ambiental

Young pediu atenção a um projeto de lei apresentado por Dalton Silvano (PV), que deve ser votado neste semestre. Ele prevê diversas medidas para o ensino municipal, voltadas para a Educação Ambiental e pela sustentabilidade. “É importante para o futuro da cidade que um projeto desse seja sancionado”, defendeu Young. 

Operação Água Branca 

Ao citar o projeto que ainda passará pela 2a votação na Câmara, Young registrou a crítica sobre a velocidade e senso de urgência com que o projeto, de enormes relevância e implicações, foi colocado em votação sem a devida análise das comissões de mérito.

SMS contra chuvas

Vetado por Haddad em junho, voltou à discussão o projeto de lei que previa o envio de alertas SMS para avisar os cidadãos sobre chuvas com potencial de desastre. Autor do projeto, Ricardo Young defendeu sua viabilidade citando outras cidades em que o sistema já funciona. O prefeito mostrou disposição para rediscutir a possibilidade. 

Do Verde?

A gestão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também foi comentada por Young na reunião. Ele questionou os avanços da gestão na agenda da sustentabilidade e lembrou que o secretário Ricardo Teixeira (PV) recusou o convite para se reunir com os membros da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, que queria ouvi-lo sobre a atuação e as prioridades da Secretaria. Haddad defendeu o trabalho da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário