quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Young critica briga política na questão da crise da água em São Paulo


Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6/8), o líder do PPS na Câmara Municipal, Ricardo Young, que votou favoravelmente a abertura de uma CPI para investigar os contratos da Sabesp com a Prefeitura, criticou a briga política entre PT e PSDB na questão da crise da água na cidade. Segundo ele, “enquanto discutimos quem tem razão e quem não tem razão, caminhamos sobre um cadafalso em direção a uma situação dramática (...). o problema é que os munícipes moram nas cidades e elas estão ficando sem água. São Paulo já está ficando sem água”.

Veja abaixo a íntegra do discurso:

 Sr. Presidente, V.Exa. já leu o livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago? Gostaria de propor à Mesa da Câmara que comprasse exemplares desse livro e desse de presente a cada um de nós Vereadores e também ao Prefeito e ao Governador e seus Secretários.

Estamos vivendo uma situação absolutamente surrealista no que concerne à questão da água. Enquanto discutimos quem tem razão e quem não tem razão, caminhamos sobre um cadafalso em direção a uma situação dramática cuja dimensão catastrófica será sem paralelos se a situação persistir. Não importa se a culpa é do Governador do Estado, e é, não importa se a culpa é da Sabesp, e é, o problema é que os munícipes moram nas cidades, e elas estão ficando sem água. São Paulo já está ficando sem água.

A Climatempo, uma empresa meteorológica, publicou recentemente há três dias um artigo no qual pergunta o que faremos se ficarmos sem água. Pela exposição de alguns especialistas, se chover a mesma quantidade que historicamente chove neste período, no final do período das chuvas, em março, os reservatórios ainda estarão 15% abaixo da média. Isso significa que não recuperaremos a situação este ano nem o ano que vem e provavelmente este problema da falta d’água persistirá nos próximos três a quatro anos.

O governo da Califórnia, um estado que está sofrendo as mesmas consequências, já saiu à frente há muito tempo

Já saiu a frente há muito tempo e estabelece multas de até mil dólares para aqueles que desperdiçam água e criou mecanismos para que as cidades do estado da Califórnia produzam água.

A cidade de São Paulo é muito mais rica do que as cidades de Los Angeles ou de São Francisco em recursos hídricos. Temos lençóis freáticos e rios soterrados abaixo de nós. Precisamos assumir a responsabilidade, como cidade, de criar mecanismos para reduzir as grandes consequências que teremos por causa dessa estiagem no futuro.

E não é algo para se deixar na mão de uma empresa ou de técnicos. Está na hora de as lideranças políticas terem a coragem necessária para assumirem suas responsabilidades. O Sr. Prefeito deveria declarar estado de emergência na Cidade. O Sr. Governador deveria assumir o tamanho do problema e não penalizar a população, que sofrerá as consequências da pior forma, depois de pretensamente eleito.

A cidade de São Paulo exige dos seus governantes, do Legislativo e do Executivo medidas, liderança, orientação, educação sobre várias sugestões para a população de como economizar água, como otimizar a água utilizada, como reabastecer a água de uso nas casas racionalizando-se o seu uso, como diminuir o uso de máquinas de lavar roupas, como otimizar a água da lavagem de louça, tomando muito cuidado com cada litro de água que se gasta na Cidade.

Sr. Presidente, ficaremos sem água. Temos dito isso desde o inicio. Se havia qualquer dúvida sobre a necessidade da CPI da Água, hoje não há mais. Que pelo menos nessa CPI assumamos a responsabilidade com a Cidade e com os munícipes de São Paulo para começarmos a dar as orientações que nenhum homem público tem tido coragem de fazer. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Leia Mais 

Câmara de São Paulo aprova CPI da Sabesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário