quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um mandato a serviço da população

 
Vereador Claudio Fonseca


A democracia é o mais belo dos regimes e o voto é a sua maior arma. Conquista de anos de lutas, a eleição direta define os representantes populares. Ganhar e perder faz parte da disputa sadia, limpa, justa. Não consegui a reeleição à Câmara Municipal, mas tenho certeza de que o meu trabalho não foi em vão. Colaborei ao debater os principais projetos da cidade com coerência, transparência e firmeza nos posicionamentos. Exerci o mandato pautado pelo interesse público e acima de qualquer interesse pessoal, de grupos econômicos e paroquiais. Fui, sim, um vereador da cidade.

Líder da bancada do Partido Popular Socialista nos quatro anos da atual legislatura, atuei com liberdade e independência. Contei com o respeito do meu Partido em todas as minhas decisões, votando sempre com a convicção do que era mais importante para melhorar a vida das pessoas e da nossa cidade.

Autor da primeira reforma administrativa da Câmara - que reduziu vultuosos salários de verdadeiros marajás e enxugou a estrutura interna implicando em economia de mais de R$ 30 milhões por ano para o erário – colaborei, nesta segunda passagem pela Casa, para dar transparência e controle aos atos do legislativo. Apoiei a divulgação dos salários dos servidores no site da Câmara e a implantação do “ficha limpa”.

Representante dos profissionais da educação, elaborei projetos e emendas para valorizar professores, gestores e funcionários do quadro de apoio. Defensor da participação da sociedade na gestão pública, consegui aprovar as leis que criou os Conselhos Regionais de Gestão Participativa na Educação e que garante a formação continuada para todos os profissionais de educação da rede sob responsabilidade e custos do poder público.

Considerei indevida e despropositada a concessão de incentivos na ordem de $ 420 milhões para construção de um estádio de futebol privado, enquanto a população da zona leste reclama a falta de um melhor atendimento médico nos hospitais e postos de saúde. Votei contra a concessão, mesmo diante de pressões exercidas por pretensos lideres comunitários.

Nesses quatros anos, recebi diversas categorias do serviço público para debater e encontrar caminhos de melhorar a de todos. Posicionei-me contra o aumento da ordem de 220% para cargos de primeiro e segundo escalão de governo, clamando pela valorização dos servidores responsáveis pelo atendimento e prestação de serviços diretos à população.

Trabalhei pela inclusão de todos ao apresentar projeto de lei que garante atendimento educacional em classes hospitalares e em domicílios para crianças, jovens e adultos impossibilitados de frequentar a escola por motivo de saúde.
Propus a ampliação da rede direta dos Centros de Educação Infantil e a prioridade de atendimento para crianças de 0 a 3 anos em situação de risco.

No intuito de ampliar o atendimento dos espaços de cultura da cidade, votei favoravelmente a modernização da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a criação da Fundação Theatro Municipal e a regularização da EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística. Sou autor da lei que institui a Semana de Diversidade Cultural.

Criei em forma de lei a “Frente Parlamentar em Defesa das Águas” para proteger os recursos hídricos, incentivar a limpeza e a integração das águas urbanas. Para incentivar o trabalho cooperativista na cidade, propus a “Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo”.

Eis um resumo dos meus quatro anos de mandato na Câmara Municipal. Continuarei a acompanhar e a fiscalizar, como cidadão, todas as ações do Executivo. Olhando pela nossa região e por toda a cidade. Serei sempre um homem independente, que muitas vezes sente o peso de emitir opiniões com imparcialidade, firmeza nas convicções.

Por fim, aproveito a oportunidade neste nobre espaço para agradecer os 22.161 votos que me colocaram na condição de primeiro suplente de vereador pela bancada do PPS. Desejo a todos boas festas e feliz 2013. 

Vereador Professor Claudio Fonseca é líder da Bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário