quinta-feira, 15 de julho de 2010

PL prevê atendimento especial para os profissionais da educação

O vereador Claudio Fonseca, líder do PPS na Câmara Municipal, protocolou em maio o PL 226, de 2010, que institui na cidade de São Paulo os centros de reabilitação para os profissionais de educação com doenças adquiridas no exercício do trabalho. O Projeto também estabelece diretrizes para prevenir o aparecimento de novas doenças.

Segundo pesquisas do departamento de Saúde do Servidor Público de São Paulo, os profissionais de educação são acometidos por inúmeras doenças provenientes de seus trabalhos, divididas em diferentes áreas: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia.

Os docentes e os trabalhadores do quadro de apoio sofrem desgaste dos músculos, principalmente braços e pernas; voz; audição; distúrbios psicológicos provocados por estresse e outras doenças decorrentes de movimentos repetitivos no exercício da atividade.

Já o número de profissionais afastados de suas atividades por motivo de doença no trabalho cresce paulatinamente. Atualmente, segundo dados oficiais da Prefeitura, existem cerca de três mil profissionais de educação em tratamento médico na rede municipal de ensino.

“São profissionais da ativa – tanto no aspecto físico quanto intelectual – que não podem ficar relegados a segundo plano na estrutura escolar”, afirma Claudio Fonseca, autor do projeto. Segundo ele, o acompanhamento médico evitará o desperdício desses recursos humanos e garantirá qualidade de vida a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário