sexta-feira, 30 de julho de 2010

Presidente do CIATI conquista importante avanço para os idosos da cidade


Edvaldo Ferreira dos Santos, presidente do CIATI (Centro de Integração dos Amigos da Terceira Idade da Cidade Tiradentes) - engajado na luta dos direitos da população da terceira idade - conquistou um importante avanço nos serviços prestados aos idosos que utilizam os serviços de saúde na cidade.

Ele conseguiu - com o apoio do Ministério Público – que a Secretaria Municipal da Saúde instale em todas as AMA´s (Ambulatórios Médicos de Especialidade) e UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) placas informativas para o atendimento preferencial ao idoso – ou, até, a utilização do sistema integrado de senhas eletrônicas.

O pedido foi feito por Ferreira dos Santos junto ao Ministério Público. Em seguida, o MP chamou à Secretaria de Saúde que prontamente atendeu a solicitação. Aliás, o sistema já começou a ser implantado em alguns postos de saúde da cidade.

O MP entendeu através do inquérito civil que a Secretaria, ao não separar os idosos em filas de atendimento preferencial, vai contra o Decreto Federal nº 5.296/2004.

“Os idosos são pessoas carentes de informações relativas aos seus direitos. Eles precisam de atendimento rápido, de qualidade e respeito", afirmou Ferreira dos Santos.

Importante Aliado

Mas os trabalhos desse importante líder comunitário, e parceiro do mandato do vereador Claudio Fonseca, não param por aí. O próximo passo é lutar para promover alterações no sistema de utilização do Bilhete Único do Idoso nos ônibus da cidade.

Atualmente, ao tomar o ônibus, o idoso precisa esperar o cobrador do coletivo validar a sua passagem, o que causa constrangimento. O presidente do CIATI entende que a necessidade de o cobrador liberar a passagem do idoso é “ilegal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário