sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CPI do Transporte: Young chama relatório de “postiço” e “nulo”



Em discurso realizado nesta quinta-feira (13/2), em sessão da Câmara, o líder do PPS, vereador Ricardo Young, criticou veementemente o relatório final da CPI dos Transportes da Câmara Municipal apresentada na última reunião do colegiado. Para Young, a CPI foi “chapa branca” e apresentou “nulidades” em seu texto final. 

O parlamentar do PPS também criticou o presidente da CPI, vereador Paulo Fiorilo (PT), que ignorou as contribuições de um estudo técnico sobre o transporte público elaborado pelos gabinetes dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL), Gilberto Natalini (PV), José Police Neto (PSD), Gilson Barreto (PSDB) e Ricardo Young (PPS). Leia íntegra do discurso: 

“Sr. Presidente, estava assistindo atentamente ao debate e lamento que os Srs. Vereadores da Casa não estejam envolvidos com esse debate tão importante sobre o transporte em São Paulo. Ou a audiência da TV Câmara está aumentando, estando todos em seus gabinetes.

O fato é que acabamos de ouvir do Presidente da CPI dos Transportes uma barbaridade. S.Exa. vem falar sobre a fiscalização das empresas de transporte do Estado - aliás, objeto ao qual a CPI se debruçou durante todo período -, mas em nenhum momento chamou as empresas de ônibus, o cartel das empresas de ônibus de São Paulo para fazer qualquer arguição. Qualquer arguição!

O relatório da CPI que é absolutamente postiço, porque fala de nulidades. Por exemplo, se o óleo diesel for comprado com melhor critério, sem aditivos, haverá economia de 800 milhões. Fala da necessidade de maior transparência na licitação não das concessionárias ou permissionárias, mas dos serviços auxiliares ao sistema. Fala de tudo, menos do sistema! Nós já sabíamos que isso iria acontecer. Avisamos a população de São Paulo de que a CPI seria chapa branca.

Pois bem, no melhor espírito de colaboração, os nobres Vereadores Toninho Vespoli, Natalini, José Police Neto, Gilson Barreto e eu mesmo concordamos em não usar politicamente a CPI, nem fazer uma CPI paralela, mas sim em contratar os melhores técnicos que pudéssemos pelos nossos partidos para produzir um relatório que discuta e dê contribuições ao sistema.

Comuniquei isso ao Presidente da CPI, o nobre Vereador Paulo Fiorilo, já no meio do andamento da CPI, que estávamos acompanhando todas as sessões com as nossas assessorias. S.Exa. disse que era uma boa ideia e que poderia auxiliar os trabalhos da CPI. Então, esse relatório foi feito, ficou pronto em dezembro. Nele se discute a governança, a transparência, a licitação, as planilhas, as condições de transporte, os veículos, o sistema de permissão e de concessão; enfim, discute o sistema de transporte de São Paulo.

Ontem, disse ao Presidente que o relatório estava pronto. Disse que, como a nobre Vereadora Edir Sales, como relatora da CPI, apresentaria o relatório final, gostaríamos de apresentar o nosso relatório. “Claro, Vereador Ricardo Young. Toda colaboração é bem-vinda. Por favor”, disse o Presidente.

Em função da reunião da Frente Parlamentar da Sustentabilidade realizada hoje, em que se tratou de um assunto importante para a Cidade, que é o Parque Augusta, pedi ao nobre Vereador José Police Neto que fizesse, junto aos técnicos que elaboraram o relatório, o encaminhamento dele junto ao Presidente e ao Vereador Eduardo Tuma. 

Pois bem! Eu estava feliz, porque pensei que mesmo que os interesses políticos tenham impedido que a CPI cumprisse o seu trabalho, pelo menos ela teria a sensibilidade de incorporar o parecer técnico, produzido pelos melhores profissionais que os partidos puderam indicar, para melhorar o relatório, que evidentemente é pífio e político. Então, fui tranquilo para a reunião da Frente Parlamentar de Sustentabilidade. Mas o Presidente Paulo Fiorilo simplesmente se reuniu com alguns Vereadores da CPI para vetar o relatório.

Vetaram o relatório, Sr. Presidente! Argumentaram que o vetaram porque a CPI não tem interesse nas contribuições de outros Vereadores desta Casa que não os integrantes da CPI.

É tão triste ver isso. A população de São Paulo precisa suportar esse tipo de insulto. Precisa aceitar que uma CPI que deveria hoje prestar contas da situação do transporte de São Paulo não só não o fez como rejeitou o parecer daqueles que se esforçaram em dar uma contribuição. Enfim, deixa a população de São Paulo a ver navios!

Semana que vem, nobre Vereador Paulo Fiorilo, o Movimento Passe Livre vai chamar o Secretário de Transportes para uma discussão sobre o transporte em São Paulo. Hoje, já vimos na reunião com o Movimento Parque Augusta, que a política não é como costumava ser. A tolerância e a leniência da população com esse tipo de atitude acabou e V.Exas. vão ter que arcar com as consequências. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário