quarta-feira, 26 de março de 2014

Câmara aprova projeto de Ricardo Young que sinaliza rios de São Paulo

Resgatar parte da memória hídrica da cidade. Essa é a ideia do projeto de lei do vereador Ricardo Young, líder do PPS na Câmara Municipal, que pretende criar placas indicando rios escondidos embaixo de ruas na cidade de São Paulo. 

O PL foi aprovado nesta terça-feira (26/3) na Câmara em primeira apreciação e havia sido elaborado no fim do ano passado em parceria com o Rios e Ruas , coletivo de especialistas encabeçados pelo geógrafo Luiz de Campos Jr. e pelo arquiteto José Bueno. Eles estudam a localização e o comportamento dos cursos d’água da cidade, promovendo oficinas e expedições com a população por esses locais.

“Se você perguntar para uma criança: ‘você deixaria seu cachorro sem nome?’, ela diria: ‘claro que não’. A gente se refere assim aos rios. Ou seja, nossos rios não têm nome. A gente quer começar a reavivá-los dando os nomes desses rios. O processo de sinalização significa nomear o que é vivo. A coisa morta não tem nome, mas a coisa viva deve ter nome”, afirma Bueno.

Ricardo Young justificou a proposta. “Em vez de apresentar nomes de ruas, vamos trazer de volta os nomes dos rios que passam sob essas ruas, de forma que nós, paulistanos, possamos não só descobrir qual curso d’água passa por ali, mas também redescobrir nossa História e a nossa relação vital com as águas”, disse. A proposta passará por mais uma votação até seguir para a sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).

No concurso fotográfico "Quero São Paulo assim", que resultou no vídeo abaixo, o vereador promoveu o tema das Águas de São Paulo e os idealizadores do Rios e Ruas contaram mais sobre a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário