terça-feira, 18 de março de 2014

Entidades debatem a inclusão de território cultural no PDE

Site da Câmara

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na noite desta segunda-feira (17/3) mais uma edição do “Segundas Paulistanas”,  encontro promovido pelo vereador Ricardo Young (PPS) para discutir temas ligados à cidade.

Os temas abordados pelos participantes nesta edição foram a inserção do Projeto Corredor Cultural Consolação-Paulista na revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) e o Projeto de Lei (PL 545/12), que determina a requalificação urbana no entorno do Cine Belas Artes.

“Os corredores culturais são instrumentos de desenvolvimento urbano, voltados a proteger e fomentar atividades culturais, a economia criativa, negócios sustentáveis e comércio de rua”, esclareceu Beto Gonçalves, coordenador do Movimento Cine Belas Artes.

O vereador e relator do PDE Nabil Bonduki (PT) apresentou aos participantes um projeto de dimensão cultural que já está inserido da revisão do Plano Diretor, chamado de Território de Projeção Cultural Paulista-Luz. “É uma região com grande concentração de áreas tombadas e de identidade étnica e cultural da cidade, por isso, foi incorporado ao PDE esse território cultural central”, justificou. Para o vereador, essa área servirá de exemplo para que os bairros da cidade também configurem territórios culturais nos planos regionais do PDE.

Sobre o PL 545/12, o Movimento Cine Belas Artes defendeu sua aprovação para garantir a sustentação no cinema,  já que o projeto gera um polo de economia criativa na região.

No diálogo com representantes de movimentos, ONGs,  grupos culturais, sociedade civil e parlamentares, foi discutido ainda o reaproveitamento dos espaços públicos da região central. “É uma forma de resgatar a autoestima da cidade, que vem se degradando”, apontou Augusto Marin, diretor do Coletivo Teatral Commune.

O vereador Ricardo Young (PPS) parabenizou os representantes de entidades pelo debate e destacou “que é possível fazer cultura na cidade de forma criativa e inovadora, recriando estes espaços”.

Os participantes do encontro se comprometeram em elaborar um documento sobre a discussão e, posteriormente, encaminhar para o relator do PDE. (J.Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário