terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Especialistas debatem construções sustentáveis


Site da Câmara
Foto - André Bueno/CMSP

Especialistas se reuniram no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (1/12), para discutir medidas de construções sustentáveis e políticas de incentivo na cidade de São Paulo. O debate foi promovido pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, em parceria com o “Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável”.

O procurador chefe da Câmara, Paulo Augusto Baccarin, disse que há na Casa muitos projetos que se referem ao tema meio ambiente, como o chamado “IPTU Verde” —projeto que propõe incentivos fiscais aos proprietários que praticam ações sustentáveis. Baccarin acredita que o tema está cada vez mais aquecido e que os textos travados na Câmara tendem a seguir adiante.

“Nós fizemos um levantamento prévio e constatamos cerca de quatro ou cinco projetos sobre IPTU verde, e outros 26 que tratam de sustentabilidade, ecologia, enfim, todos em tramitação. Mas, vale lembrar que alguns são arquivados de uma legislatura para outra. Eu acredito que a agenda política da sustentabilidade está posta na sociedade e os projetos tendem a ser aprovados”, explicou.

“É importante conversarmos com setores da construção, com outras prefeituras, trocar experiências para tentar propor ações realmente efetivas para a cidade de São Paulo, que tragam benefícios e estimulem a sustentabilidade. O executivo quer juntar conhecimento, informações, inclusive com o legislativo, e obter avanços através de projetos de lei”, disse Alexandre Ribeiro, coordenador de assuntos econômicos da Secretaria Municipal de Finanças.

César Tofano, do GBC (Green Building Council) fez uma apresentação sobre os selos que qualificam edificações como sustentáveis e que contribuem para sustentabilidade no Brasil e no mundo, dentre os quais destacou o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). O GBC é uma organização internacional ramificada em mais de 100 países que estimulam ações de construções sustentáveis.

“O primeiro edifício leed foi certificado em 2005, e de lá pra cá muitos outros também foram certificados. Os edifícios que possuem este selo são muito importantes e nada mais justo que os prédios que consomem menos recursos tenham algum benefício fiscal para que estimule, inclusive, mais atitudes como esta”, defendeu.

O assunto também foi abordado por Webber Coutinho, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Belo Horizonte, cidade que criou a sua própria qualificação, o “Selo Belo Horizonte Sustentável”. Entre os locais da cidade que possuem o selo está o estádio do Mineirão.

“O exemplo de Belo Horizonte é louvável e deve ser seguido por todos, em especial, é claro, pela nossa cidade”, pontuou o vereador Ricardo Young, presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, sobre as experiências positivas registradas na capital mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário