terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Líder do PPS preocupado com o acirramento dos ânimos no Parque dos Búfalos



O vereador e líder do PPS, vereador Ricardo Young, usou a tribuna nesta terça-feira (16/12) para criticar com veemência a “barbárie” que tomou conta da audiência pública sobre o Parque dos Búfalos, realizada na noite de segunda-feira no CEU Alvarenga, região da Pedreira, zona sul (veja aqui). 

“A forma como a questão vem sendo conduzida contrapõe a demanda por moradia e a preservação ambiental. O quadro pintado pelo Executivo acirra os ânimos e o resultado foi a hostilização de defensores do Parque por representantes de movimentos de moradia”, disse o vereador. Abaixo, a íntegra do discurso do parlamentar: 

“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, reforçando a fala do nobre Vereador Natalini, porque também, como disse o nobre Vereador, a minha assessoria estava presente e foi uma barbárie o que se viu lá.

Já falei, em vários momentos, que vivemos aqui na Cidade de São Paulo um conflito muito grande entre os movimentos de moradia e a questão ambiental. E a questão ambiental por não ter representantes tem levado a pior. Nesse caso, exatamente o inverso. É um parque em a população da região tem mantido a beira da Billings por mais de 40 anos, com 980m² e que está sendo adensada por um projeto de ZEIs. O grande problema desse projeto, é que até o final do ano passado, havia um decreto de utilidade pública que foi revogado em outubro e de outubro em diante houve uma aceleração enorme das licenças e a população não foi ouvida.

Portanto, o grande esforço da população do Jardim Apurá, é justamente ser ouvida e a ideia da audiência pública ontem que foi resultado de uma manifestação que eles fizeram no Centro da Cidade, caminhando da Praça da Sé em direção à Secretaria da Habitação, foi justamente uma audiência pública quase que arrancada da Prefeitura, para poder discutir o projeto. Eis o que aconteceu, o que foi relatado pelo nobre Vereador Natalini. Houve uma violência orquestrada pela Secretaria de Habitação junto com os movimentos de moradia. Claro, que não, o movimento todo. Alguns elementos que estavam infiltrados no movimento foram convocados, em dado momento, e deram uma surra no Líder do projeto do Parque dos Búfalos, no caso o Wesley e o Aurélio. Eles saíram escorraçados, a Guarda Municipal tentou protegê-los, apanhou também e não reagiu. Foram parar em uma delegacia e eles não puderam voltar porque foram ameaçados de morte. Uma audiência que deveria justamente discutir com a população a destinação daquela área acabou se tornando o que ser tornou.

Agora chamo atenção dos senhores pelo seguinte: essa obra tem problemas. Falei para o Prefeito e venho falando a mais de um mês que essa obra tem problema. Tem licenciamento da CETESB, mas todos os licenciamentos municipais estão irregulares. Falamos com o Ministério Público, que está com uma ação cível, pronta para suspender a obra, que inclusive está sendo feita por uma construtora que tem problemas e denúncias de trabalho escravo.

Alerto aos Srs. Vereadores, e já alertei o Sr. Prefeito e na sexta feira passada, falei com o Secretário do Verde e Meio Ambiente, é que se acontecer uma tragédia no Parque dos Búfalos, em uma luta justa que a população está tendo para manter uma das principais áreas verdes que temos na zona Sul da Cidade de São Paulo, virá a tona todas essas irregularidades que estão ocorrendo lá, virá a tona todos os problemas relacionados a essa empreiteira, inclusive, financiamentos de campanhas e assim por diante.

Faço apelo aos Srs. Vereadores. Já falei com o nobre Vereador Nabil, para ajudar interceder junto ao Sr. Prefeito, para que conceda uma audiência para o movimento que, inclusive faça essa audiência com o Governador para rever o projeto. Já me posicionei em outros momentos. Não sou contra os movimentos de moradia, pelo contrário, mas não podemos resolver o problema de moradia à custa do Meio Ambiente. No caso da Nova Palestina, buscou-se uma solução, que hoje, inclusive, está no Plano Diretor de compatibilizar construções em áreas de mananciais com métodos construtivos sustentáveis, super avançados que reduzem muito impacto. O problema, o que está sendo feito lá no Parque dos Búfalos é um crime porque está se soterrando uma área com oito mananciais, vãocolocar 19 mil pessoas em 3.800 unidades. É uma cidade numa região que não tem infraestrutura e muito menos infraestrutura ambiental para isso. Vamos evitar essa tragédia intercedendo enquanto é tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário