terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Young fala sobre corrupção na máquina pública

O líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ricardo Young, usou a tribuna da Casa nesta terça-feira (9/12) durante a Sessão Extraordinária e jogou luz ao debate da corrupção que contamina a máquina pública e atrapalha o desenvolvimento da sociedade. O discurso do vereador foi feito durante a Tribuna Popular, momento da Sessão em que representantes de entidades da cidade se utilizam do microfone do plenário para se manifestarem sobre os mais variados temas.

 Veja abaixo a íntegra do discurso: 

“Boa tarde a todos, Sr. Presidente, Srs. Vereadores, todos que estão aqui.

Eu queria agradecer a presença do Pedro, Everton e Liane.

A minha decisão de falar se deve à fala do Vereador Natalini. Eu acho que não é óbvio termos um Dia de Combate à Corrupção, como é o dia 08 de dezembro. Este dia foi instituído pelas Nações Unidas, justamente, para que as tribunas no mundo inteiro tenham a oportunidade de falar sobre esse tema que é um cancro da sociedade e da democracia, e, no Brasil, tem ocupado as primeiras páginas dos jornais. É impressionante como o tema da corrupção substituiu o tema policial nas páginas dos jornais.

O Pacto das Nações Unidas, que regula a participação das empresas no mundo inteiro, incorporou como 10º princípio do Pacto Global, o combate à corrupção. Portanto, não é só um problema do corrupto, aquele que é passivo no processo, mas, também, do corruptor, que é o ativo no processo.

Só há duas formas de resolvermos esse problema da corrupção. Uma é o que o Pedro, o Everton e a Liane estão fazendo: jogar luz sobre essas ações públicas, sobre os processos para que sejam os mais transparentes possíveis e fazer com que a sociedade tenha acesso fácil e claro aos atos públicos.

Nós ainda rezamos missa em latim; a política ainda é cifrada; a legislação ainda é hermética; a forma com que os PLs são feitos é para não serem lidos; a forma como são instruídos e apresentados é para não serem compreendidos pela população em geral.

É urgente, Pedro, que vocês ajudam a que se reze a missa na língua que todo mundo entenda. Que os PLs, os infográficos e todos os avanços da tecnologia e da mídia digital possibilitem apresentação da legislação e dos processos de forma completamente diferente.

O nosso processo legislativo é arcaico, e muito da corrupção se deve a essa linguagem cifrada do legalês que, muitas vezes, esconde segundas intenções no processo legislativo.

A segunda coisa que precisa ser feita para combater a corrupção é o fim da impunidade.

Falava agora há pouco com o Sr. Vereador Nabil Bonduki: podemos até admitir que hoje há mais combate à corrupção do que havia antigamente. Podemos até admitir que  as operações da Polícia Federal; o número Prefeitos e aqueles candidatos que não puderam se candidatar pela Ficha Limpa têm representado algum de progresso.

Mas o que acontece com os corruptos nesse País? Mal perdem o seu patrimônio. Não uma questão de ir para a cadeia. É ir para a cadeia e perder o seu patrimônio.

A punição aos corruptos aqui no Brasil deveria ser dar aos corruptos a condição de viver a miséria que eles acabam causando para a população mais vulnerável. (Palmas)

A legislação que deveria ser aplicada aos corruptos é que eles fossem viver nas favelas, comunidades e locais onde eles roubaram dinheiro de saneamento; subtrairam o dinheiro dos transportes, o dinheiro das escolas. Eles deveriam ir viver nessas comunidades. Deveriam andar a pé à noite até a estação ou o ponto de ônibus mais perto, dai 15 minutos, em ruas sem iluminação, em ruas esburacadas. Eles deveriam viver em casas sem saneamento. Deveriam saber o que é criar seus filhos entre ratos e baratas por falta de saneamento. Deveriam passar as chuvas e as inundações em lugares de vulnerabilidade.

Dai, quem sabe, conheceriam o mal que eles causam para o povo ao roubarem dinheiro público. Enquanto houver uma legislação leniente e passiva em relação aos corruptos e corruptores, não mudaremos esse cenário.

Portanto, é muito relevante esse trabalho de transparência que vocês estão fazendo. É muito importante, neste momento da tribuna popular, se falar sobre corrupção, mas, sobretudo, e mais importante ainda, é mudarmos a legislação para acabar com a impunidade neste país e que todo e qualquer corrupto viva na pele o prejuízo que causa. Isso trai a população. Muito obrigado”.

- Aplausos na galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário