quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Chuvas: Claudio Fonseca pede “debate sério”


Na última segunda-feira (1/2), os vereadores da Câmara Municipal retomaram os trabalhos legislativos de 2010. Durante as sessões ordinárias realizadas no plenário da Casa (2, 3 e 4 de fevereiro) um tema tomou conta das discussões: a destruição das fortes chuvas que caem sobre a cidade nos últimos 40 dias.

Porém, o embate saiu do campo da idéias e passou para o terreno da política panfletária, de acusações mútuas entre diferentes partidos políticos; diversos parlamentares esqueceram que o tema, delicado por natureza, merece uma dicussão séria, sem as galhofas dos aproveitadores de plantão. Segundo a oposição, a culpa pelo caos é do prefeito e do governador; a situação acusa o governo anterior "que não cuidou como devia", e assim la nave va...

Direcionando o debate para uma linha apartidária, no campo das idéias, o líder do PPS na Câmara, Professor Claudio Fonseca, criticou nesta quinta-feira (4) a atitude de alguns colegas de Casa que “acusam governantes de outras legendas de desleixo com os cuidados para os efeitos das chuvas”.

“A parte que mais me interessa refere-se ao fato de que a Câmara Municipal precisa discutir os problemas estruturais da cidade e apontar soluções para esses problemas. Do contrário, ficaremos responsabilizando um ou outro prefeito – ou governador – acusando-o de desleixo ou de descuido com os problemas de limpeza urbana, de zeladoria da cidade”, disse.

Segundo ele, “todos nós temos de ter cuidado ao discutirmos esta matéria, sob pena de darmos tiro no próprio pé e não encontrarmos a solução”.

Veja abaixo o discurso na íntegra:

"Sr. Presidente, Sras. Vereadoras, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, público presente na galeria, obviamente, neste momento, gostaria de tratar sobre outros temas importantes para a Cidade. Temo, até mesmo, pelas várias manifestações ocorridas no plenário, que se não houvesse a chuva, faltaria assunto nesta Câmara, tal a densidade que se deu para esta discussão – que é necessária.

Mas a parte que mais me interessa, deste debate, refere-se ao final da declaração do nobre Vereador Chico Macena, ao afirmar que a Câmara Municipal precisa discutir os problemas estruturais da Cidade e soluções para esses problemas. Do contrário, ficaremos responsabilizando um ou outro prefeito – ou governador – acusando-o de desleixo ou de descuido com os problemas de limpeza urbana, de zeladoria da cidade.

E, talvez, aquele que vem a esta tribuna manifestar que há desleixo, encontrará dificuldades para justificar as razões de também ocorrem enchentes em São Bernardo do Campo, por exemplo. Lá o Prefeito é do Partido dos Trabalhadores, a quem hipoteco minha solidariedade. Não acredito que o prefeito de São Bernardo do Campo - do PT -, seja desleixado. Assim como não acredito que seja desleixado o prefeito de Osasco, Sr. Emidio de Souza, com quem tive, recentemente, uma conversa interessante. Não acredito que seja desleixo do prefeito de Itapevi, do prefeito de Santo André. São quatro gestões do PT que estão sofrendo com as enchentes.

Enfim, não acredito que houve descuido, que houve erro de planejamento até mesmo na limpeza dos bueiros e na zeladoria da cidade.

Solidarizo-me, inclusive, com o prefeito de Francisco Morato, que foi vaiado pelos munícipes quando explicava a morte de três pessoas em decorrência da chuva. Ele disse: “Foi culpa da chuva e aqui temos muitas áreas de risco”. Ele foi vaiado e enxotado do local. Porém, ele estava correto. Não acredito que o prefeito de Francisco Morato, do PT, seja desleixado, descuidado.

Por esta razão, creio que todos nós temos de ter cuidado ao discutirmos esta matéria, sob pena de darmos tiro no próprio pé e não encontrarmos a solução. Não pensem V.Exas. que a população também não está nos julgando. Temos poder também. Pergunto: qual o Vereador que, ao propor liberação de emenda, pensou em recursos para a limpeza de boca de lobo, de bueiro?

Alguém fez alguma indicação de emenda para limpar bueiro e boca de lobo? Muitos utilizaram suas emendas, para fazer benfeitorias em praças, independente de partido político, incluindo este Vereador, que não fez nenhuma proposta de emenda, então, também temos responsabilidade.

Não é à toa, Srs. Vereadores, que o Movimento Nossa São Paulo e o IBOPE divulgaram, recentemente, uma pesquisa apontando que uma das instituições de menor credibilidade é a Câmara Municipal, pois 78% da população desconfiam dos Vereadores. Talvez seja por causa desse discurso maniqueísta, mesmo que afirmem que não querem explorar a crise, a miséria, talvez estejam procurando mais cadáveres, para colar em cada um deles o carimbo do partido “A”, “B”, “C” ou “D”, na sede cega de disputar simplesmente o poder, sendo insensível com os problemas da população.

É necessário que o debate seja colocado no devido lugar, há problemas em várias cidades e estados. Se em São Paulo o problema é do PSDB, no Rio de Janeiro é do PMDB, onde tivemos 18 vítimas. No ano passado, o problema em Santa Catarina também era falta de competência. E, talvez, o problema no Haiti seja de responsabilidade somente do governante.

Vamos esquecer de olhar o globo terrestre, os problemas climáticos e outros problemas. Acredito que cada Vereador chega em condições diferentes, até de grau de compreensão da realidade e dos problemas. Há Vereadores que desprezam, inclusive, a inteligência da população, em saber os problemas da cidade, do estado, do país e do mundo e é necessário que isso seja feito, pelo menos por nós, que temos maior grau de responsabilidade.
Muito obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário