quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Claudio Fonseca homenageia os 20 anos de libertação de Nelson Mandela


O vereador Claudio Fonseca usou a tribuna do Plenário 1º Maio na tarde desta quinta-feira (11/2) para homenagear um dos mais importantes líderes políticos do planeta, Nelson Mandela, que há exatos 20 anos era libertado da prisão após lutar veementemente contra à segregação racial na África.

Abaixo a íntegra da homenagem feita pelo vereador a Nelson Mandela, que recebeu o Título de Cidadão Paulistano no mesmo ano de 1990 na Câmara Paulistana:

11 de fevereiro 2010: 20 anos da libertação do líder sul-africano Nelson Mandela

"Hoje, 11 de fevereiro de 2010, o mundo está comemorando o 20º ano da libertação do líder político sul-africano Nelson Mandela, símbolo da luta pela liberdade, pela democracia, pela reconciliação social.

‘Madiba”, como Nelson Mandela é chamado pelos membros de seu clã, hoje com 91 anos (nasceu em 18 de julho de 1918) passou 27 anos encarcerado pelo regime segregacionista, que o condenou à prisão perpétua.

A ousadia e a persistência de Mandela foi fundamental para derrubar o regime segregacionista do apartheid, criado em 1948.

Mandela foi libertado no dia 11 de fevereiro de 1990. 1990 (Nelson Mandela visitou o Brasil, ocasião em que recebeu o Título de Cidadão Paulistano nesta Casa, através Decreto Legislativo nº 11, de 28 de Dezembro de 1990, proposta do vereador Vital Nolasco).

E em 1994 foi eleito presidente da África do Sul. O seu principal legado foi ter conseguido transformar a África do Sul tornando-a de um país desunido em uma nação constituída de democracia multirracial e estável.

Antes de ser preso, Mandela proclamou o seguinte desejo: “Meu ideal mais querido é o de uma sociedade livre e democrática em que todos vivam em harmonia com igualdade e oportunidade. Um ideal pelo qual estou disposto a morrer”.

Vereador Claudio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário