Em Comunicado de Liderança feito nesta terça-feira (5/11), Ricardo Young (PPS) mostrou sua preocupação com as eleições do Conselho Participativo Municipal, que será realizada no próximo dia oito de dezembro. Serão eleitos 1.125 conselheiros pela população para representar as 32 subprefeituras da cidade.
Segundo o parlamentar, “candidatos a esses conselhos [participativos] estão sendo induzidos por vereadores". Para ele, os objetivos originais se distorcem quando os eleitos são indicações de vereadores. “Viram espaços adicionais de influência".
Young também criticou a possibilidade de eleitores de todo o município votarem em candidatos de um distrito específico. "Alega-se que o TRE não poderia reconhecer os eleitores pelos territórios, mas é preciso eleger conselhos autênticos, por votações autênticas. As votações precisam ser dos distritos, ligados às subprefeituras".
"A cidade de São Paulo fica refém de uma dupla influência dos vereadores na gestão do município. Uma, sobre os subprefeitos, e outra dos conselheiros, que são indicados também pelos vereadores. Estamos correndo um risco de aparelhar os canais que deveriam ser conselhos de representação. Agora veremos isso de novo nos conselhos distritais. Faço um apelo para que possamos ter o maior espírito republicano nestas eleições. A velha forma de fazer política parece que vai prevalecer numa iniciativa que foi tão duramente conquistada", concluiu o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário