quinta-feira, 9 de abril de 2015

Frente pela Sustentabilidade inicia discussão por um novo Plano Arbóreo para São Paulo


As árvores da cidade foram o tema de nesta quinta-feira (9/3) da reunião Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Diversos especialistas contribuíram com o debate, que teve como foco principal o Plano Arbóreo Urbano de São Paulo.

Estiveram presentes representantes do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), Lab Verde da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), ONG Árvores Vivas, consultores de urbanismo, Movimento Árvores de São Paulo, Sociedade Brasileira de Proteção das Árvores Urbanas, Muda Mooca, entre outros.

“A participação de tantas entidades enriquece o debate pela multiplicidade de pontos de vista. Assim podemos ter um panorama amplo da situação das árvores na cidade de São Paulo”, disse o vereador Ricardo Young, vice-presidente da Frente.

No traçar deste panorama, os convidados foram uníssonos ao reconhecerem os avanços conquistados pelo o Plano Diretor Estratégico (PDE), mas ressaltaram a falta de integração na hora da execução das políticas e a extrema centralização das decisões na mão da Prefeitura. A falta de mão-de-obra especializada para cuidar das árvores das vias públicas e a disputa entre as árvores e os outros serviços de infraestrutura por espaço nas vias também foram pontos de concordância entre os participantes.

O vereador Ricardo Young ressaltou ainda o papel fundamental da sociedade civil organizada na construção deste Plano Arbóreo. “Temos várias iniciativas que vem dado certo na cidade, como a Vila Jataí, planos de bairros da cidade, como o da Pompeia, o Parque dos Búfalos e o Parque Augusta”, destacou.

O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Frente, lembrou que o objetivo do encontro é formular uma política pública de arborização urbana que deve ser apresentado ao prefeito. Como nem todos os presentes puderam se pronunciar, foi marcado um Seminário que será realizado no dia 4 de maio, e organizado pelo gabinete do parlamentar do PPS em parceria com a Frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário