terça-feira, 9 de junho de 2015

Marina Silva lamenta retrocessos ambientais no Brasil



Blog do PPS

Foi um sucesso a palestra da ambientalista e ex-senadora Marina Silva na Câmara Municipal de São Paulo, na manhã desta terça-feira (9/6), ainda em celebração à Semana do Meio Ambiente.

O auditório Prestes Maia, o chamado "Plenarinho", ficou lotado (inclusive exigindo a colocação de cadeiras extras). Vereadores de diversos partidos (PT, PSDB, PMDB, PSB, PV, PTB, PHS e PPS) e cidadãos ouviram Marina sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, os retrocessos da agenda ambiental e as demandas urbanas.

“Há um retrocesso muito grande em relação a todas as conquistas da sociedade brasileira. Da questão trabalhista à ambiental", afirmou a ex-senadora. Retrocessos que começaram pela questão indígena e ambiental e que hoje chegam aos trabalhadores.”

Para a idealizadora da Rede Sustentabilidade, a bandeira ambientalista precisa ser entendida como uma agenda da sociedade. Crítica à maneira como as questões ambientais vem sendo discutidas atualmente no Brasil, ela pontuou como retrocessos o Código Florestal e o desmatamento na Amazônia, por exemplo, que aumentou 62,7% entre fevereiro e abril deste ano, somando uma área de 550 km² no trimestre.

“Um projeto de país é aquele que institucionaliza as conquistas e essas não são ‘fulanizadas’ ou partidarizadas”, disse Marina. Para ela, isso vale para todas as esferas do poder. “Nós, que somos gigantes pela própria natureza, ainda não aprendemos a ser gigantes em relação à natureza que temos.”



CPI da Compensação Ambiental

Proponente da palestra, o vereador Ricardo Young (PPS), presidente da Comissão do Verde e do Meio Ambiente da Câmara Municipal, defendeu durante o evento a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de criar uma nova legislação para a compensação ambiental em São Paulo.

“Verificamos que a compensação ambiental não regenera a cidade, ou porque ela não é feita na própria cidade ou porque ela é mal feita. Então queremos fazer uma CPI com caráter inovador. Não é uma CPI investigativa, mas propositiva. Ela pretende propor uma nova legislação para a compensação ambiental.”

A TVFAP.net cobriu o evento e vai exibir a íntegra da palestra de Marina Silva, além de ter gravado também uma entrevista exclusiva para o #ProgramaDiferente.



Veja aqui, em primeira mão, alguns trechos da presença de Marina na Câmara de São Paulo:

Marina: "Precisamos trocar o rótulo pelo mérito"

Marina, o que você faria diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário