quarta-feira, 10 de junho de 2015

Young detalhe presença de Marina Silva na Câmara e a situação da ocupação Antonio Conselheiro


Foto - O Estado de S. Paulo 

Durante realização da Sessão Extraordinária desta terça-feira (9/6), o vereador Ricardo Young, líder do PPS na Câmara Municipal, deu detalhes da palestra da ex-ministra Marina Silva em evento organizado pela Comissão Extraordinária de Meio Ambiente da Câmara - do qual é presidente - na manhã de hoje. “Talvez, poucas vezes tenha se visto isso antes, mas, repito, poucas vezes vi uma personalidade pública ser aplaudida de pé como a senadora Marina o foi aqui”, disse. 

O parlamentar também deu detalhes da desocupação do terreno localizado ao lado do Shopping Interlagos – ocupado por 800 famílias do grupo autodenominado Antonio Conselheiro. Young ressaltou o caráter pacífico e a preocupação ambiental do movimento com a área. Leia abaixo a íntegra do discurso: 

“Sr. Presidente. Eu gostaria de lembrar aos nobres Colegas que estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente. Não tivemos nenhuma providência, nenhuma comemoração, não fizemos nada oficialmente em relação a isso, o que nos mostra o quanto a questão do meio ambiente na Cidade tem sido desconsiderada.

No entanto, agradeço a todos os membros da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente porque convidaram a Senadora e ex-Ministra Marina Silva para falar um pouco sobre o estado geral da questão ambiental no Brasil. Foi um evento bastante concorrido aqui na Câmara e tivemos a participação de quase 200 pessoas. Talvez, Sr. Presidente, poucas vezes tenha se visto isso antes, mas, repito, poucas vezes vi uma personalidade pública ser aplaudida de pé como a Senadora Marina o foi aqui.

Claro que S.Exa. não foi aplaudida de pé pelas posições políticas que expressou, mas pela sabedoria com que consegue falar sobre a questão da sustentabilidade, sobre a emergência de uma nova visão de sociedade e da necessidade de que a sociedade urbana e tecnológica não se divorcie da questão ambiental, ao contrário, regenere os serviços ambientais da Cidade e tenha, na questão da regeneração dos serviços ambientais, uma condição da continuidade da vida humana, inclusive, nessas mesmas cidades.

Então, foi uma palestra, uma conversa. E foram feitas várias perguntas com uma participação intensa dos Srs. Vereadores, pois tivemos mais de 10 presentes. Foi, então, uma manhã que honra a democracia e esta Casa.

A segunda nota, antes de esgotar o meu tempo, diz respeito à desocupação da invasão no terreno próximo à Leroy Merlin, no Shopping Interlagos – ocupação feita pelo grupo autodenominado Antonio Conselheiro.

Embora essa ocupação seja polêmica, porque alguns dizem que a área era privada e o movimento estava em negociação com o proprietário do terreno, o fato é que o grupo de ocupação Antonio Conselheiro, mesmo grupo do Parque dos Búfalos, deu uma aula de não violência. O grupo recebeu os policiais, que estavam fortemente armados, com muita cortesia, não criando, em momento algum, situação que pudesse gerar confronto. Em vista disso, os próprios policiais, sensibilizados, ajudaram as pessoas a deixarem a região.

Enfim, o grupo mostrou toda a sua preocupação ambiental: foi feito todo um processo de saneamento e tomou-se o cuidado de não construir nada que fosse definitivo, e assim por diante.

Embora este Vereador se posicione sempre contra as invasões, há de considerar que existe um nível de consciência cada vez mais avançado em alguns grupos em São Paulo, que não estão procurando invadir para criar fatos políticos, mas estão buscando espaços de habitação popular de verdade e de forma sustentável. É certo que não há mérito algum na invasão, mas há absoluto mérito na forma com que o grupo ocupou e desocupou aquele espaço. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário