quarta-feira, 25 de junho de 2014

MTST pressiona e derruba sessão; Young fala que movimento está "perdendo a mão"



Fotos - Renattod´Souza/CMSP

Mais uma vez não houve acordo na base aliada ao governo Haddad. Com a pressão do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) nas ruas próximas à Câmara Municipal - bloqueando até as saídas do prédio do legislativo – intimando os parlamentares pela votação imediata do Plano Diretor Estratégico e também de um projeto de lei, de autoria do vereador Alfredinho (PT), que altera o zoneamento de um terreno particular invadido na zona leste, ao lado da Arena Itaquera, denominado de “Copa do Povo”, a discussão do PDE foi mais uma vez adiada.  

Do lado de fora da Câmara, com barracas montadas e carro de som, o discurso do legítimo movimento de moradia popular radicalizou acusando, inclusive, o vereador Police Neto de “atrapalhar a votação do PDE”. Um boneco com o nome do líder do PSD foi queimado, o que irritou profundamente os principais líderes da Casa. Em solidariedade, seus colegas derrubaram a sessão extraordinária. 

O líder do PPS, vereador Ricardo Young, também solidário a Police Neto, criticou a ação do MTST. “Não dá para fazer o nosso trabalho com esse tipo de pressão. O líder (do movimento) Guilherme Boulos está perdendo a mão. Uma coisa é manifestação, outra coisa é cercear o legislativo de fazer suas funções. Isso é extremamente autoritário. Quanto mais somos pressionados, menos existirá a nossa disponibilidade para votar”, disse.

Emendas 

Ricardo Young mostrou-se esperançoso com o fato de que emendas de sua autoria sejam incorporadas ao PDE. “Creio que seja possível recuperar as nossas emendas que prevêem critérios de sustentabilidade nas construções de habitações populares em áreas de manancial”, explicou referindo-se ao terreno da Nova Palestina, invasão do MTST no extremo sul da cidade, que poderá ser palco de casas populares. 

O parlamentar também ressaltou outra emenda de sua autoria, que determina que o Código de Obras (que será revisto após a aprovação do PDE), passe a incorporar os princípios da sustentabilidade. 

A discussão do Plano Diretor deverá ser retomada nesta quarta-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário