sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Artigo de Claudio Fonseca - "Uma homenagem aos professores"


Todo mundo que passa pela escola traz consigo a lembrança de um professor (a) que o ajudou e se tornou para sempre uma referência de força, amizade e solidariedade.

Mais do que ensinar conhecimentos, ser professor é ensinar a viver, a construir valores, a dar testemunho de coragem para enfrentar dificuldades, equilíbrio nos momentos de incertezas, diálogo na hora dos conflitos e persistência para vencer obstáculos.

A construção de valores é mais fortemente interiorizada em um indivíduo pelas atitudes de quem o educa e pelo ambiente das instituições escolares e menos por normas e regras formais, mesmo quando estabelecidas de forma democrática.

Entretanto, nos dias atuais, o professor tem enfrentado situações extremamente difíceis, exigindo dele mais do que está preparado para enfrentar.

Na universidade, o professor é preparado para ensinar o conhecimento de sua disciplina, porém não está na matemática, na geografia ou na biologia os ensinamentos para enfrentar a agressividade de uma criança e de um adolescente revoltado, resultados de famílias desestruturadas e como agir diante da violência doméstica, das drogas ou até mesmo com o desinteresse dos alunos que não conseguem se envolver com a aula ou se organizar para estudar, por ter hábitos e dispersões que o distanciam dos estudos.

As crianças e os jovens de hoje são frutos de uma geração que contestou valores tradicionais, geração essa que educou os seus filhos diferentemente da educação que receberam de seus pais. E ao tentar construir novos valores, tornaram-se tão flexíveis que acabaram confundindo autoritarismo com a necessidade de definir limites.

Quando a criança e o adolescente não têm claro os seus limites ficam inseguros e acabam buscando sua auto-afirmação em atitudes destrutivas para sua personalidade, tornando difícil a convivência na escola, tanto com os colegas como com os professores.

A concepção do professor como um transmissor de conhecimentos há muito foi superada pela concepção de um professor mediador e orientador que auxilia o aluno a progredir em todos os aspectos da vida. Mas a formação do professor nas escolas e nas universidades continua preparando-o para ser um transmissor de conhecimentos sem enfrentar a complexidade da relação que se estabelece entre a escola e a sua comunidade e, principalmente, na sala de aula, na relação aluno/aluno e professor/aluno.

Pesquisas apontam o aumento do número de professores que adoecem em razão da atividade profissional, principalmente por stress emocional, por sentirem-se despreparados para enfrentar a complexidade do exercício da profissão.

Neste dia dos professores, quero parabenizar todos os profissionais de educação e, de forma muito especial, os professores que enfrentam todos os dias o desafio de educar. Ratifico mais uma vez o meu compromisso com a educação e com a melhoria das condições de trabalho de todos os educadores.

Para finalizar, quero lembrar com muito carinho dos professores de educação infantil que ensinam e educam crianças nos CEIs e nas EMEIs, pois é ali que tudo começa - onde a criança dá os seus primeiros passos fora de casa e longe da família para se tornar um cidadão independente, feliz e conhecedor dos seus direitos e deveres.

Um forte abraço para todos (as) professores (as), diretores (as), coordenadores (as) pedagógicos, profissionais do Quadro de Apoio, pais, alunos e todos os demais que ajudam de uma forma ou de outra a construir a educação em nosso país.

Claudio Fonseca, líder da bancada do PPS na Câmara Municipal de São Paulo

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