quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Claudio Fonseca comemora os 75 anos dos parques infantis do poeta Mario de Andrade

O vereador Claudio Fonseca (PPS) lembrou, durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo desta quarta-feira (20/10), os 75 anos de existência dos parques infantis criados pelo poeta paulistano Mario de Andrade.

Os parques eram destinados a filhos de operários, com idades entre 2 e 12 anos. Lá, as crianças desenvolviam uma série de atividades, como ginástica, marcenaria, bordado, dança, colagem e desenho. Foram construídas três unidades do gênero na cidade: no Ipiranga, Parque D. Pedro e Lapa. Este último existe até hoje.

À época, Mario de Andrade era diretor do Departamento de Cultura do município na gestão do então prefeito Fábio da Silva Prado, cargo que exerceu entre 1935 e 1938.

“Cada vez mais se reconhece a educação infantil como um direito das crianças. São 75 anos com a marca extraordinária de Mário de Andrade; quero aproveitar e cumprimentar todos os educadores da educação infantil que atendem, em São Paulo, 700 mil crianças”, finalizou o líder da bancada do PPS.

Audiências

A Comissão realizou audiência pública do PL 852/07, do ex-vereador Beto Custódio, que inclui a disciplina língua estrangeira moderna no currículo das séries iniciais das escolas municipais de ensino fundamental. Também realizou audiência do PL 348/09, da vereadora Juliana Cardoso (PT), que implanta o Projeto Educacional Jovem Trabalhador, para preparar o jovem para o primeiro emprego.

O presidente da Comissão, vereador Claudinho (PSDB), fez um balanço da reunião. “A reunião foi tranquila. Os projetos de lei podem prosperar, mas o fato de serem executados é que às vezes fica comprometido. Se o Poder Executivo não promover nenhuma ação, mesmo sendo uma lei, não ocorre nada. Só inserir matérias na grade curricular, como foi proposto pelo Beto Custódio, não é iniciativa do vereador, tem que partir do Executivo se não não vai ser executada a proposta”, comentou ao sítio da Câmara Municipal.

Projetos

Claudio Fonseca pediu vistas do PL 304/08, do vereador Paulo Frande (PTB), referente à aquisição de cesta pedagógica. O líder do PPS deu parecer contrário ao PL 591/09, de autoria do presidente Antônio Carlos Rodrigues (PR), que "estabelece diretriz para o ensino público municipal".

Aprovados

PDL 54/10, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB)
PL 151/10, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 153/10, do vereador Kamia (DEM)
PL 738/09, do vereador Gilson Barreto (PSDB)
PL 740/09, do vereador José Américo (PT)

Compareceram à reunião os vereadores Claudinho (PSDB); Claudio Fonseca (PPS); Alfredinho (PT) e Celso Jatene (PTB).

Outras Comissões

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Comissão de Saúde

Comissão de Administração Pública


Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão do Idoso e da Assistência Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário