terça-feira, 10 de setembro de 2013

Líder do PPS mostra preocupação com aumento do número de moradores de rua na cidade



O líder do PPS na Câmara, vereador Ari Friedenbach, utilizou a tribuna da Câmara durante o Pequeno Expediente nesta terça-feira (10/9) para abordar a questão dos moradores de rua na cidade. Segundo ele, não se trata de pessoas em situação de rua, mas pessoas que moram há mais de cinco anos nas ruas.

“Não se trata de faxina étnica, mas de oferecer condições de dignidade”. Para o líder do PPS, existe um grande déficit de moradias na cidade que precisa ser resolvido com velocidade. 

“Precisamos desapropriar terrenos, construir unidades habitacionais para essa população que está completamente à margem de qualquer serviço ou atendimento”. Veja a íntegra do projeto. 

"Sr. Presidente, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, hoje quero falar sobre um problema muito grave que afeta a nossa cidade: moradores de rua.

Andando pela Cidade, tenho observado que há um número cada vez maior de pessoas morando nas ruas.

Muito se fala da diferença entre moradores de rua e pessoas em situação de rua. Segundo pesquisa recente da Prefeitura de São Paulo, 95% das pessoas em situação de rua estão há mais de cinco anos morando nas ruas. Obviamente, então, essas pessoas não estão em situação de rua, mas estão efetivamente morando nas ruas de São Paulo, à margem da sociedade e da cidadania.

Ontem mesmo, passando pela Praça da Sé, observei acampamentos no Marco Zero, ponto turístico e símbolo da Cidade. O fato de essas pessoas estarem morando em barracas não só tira delas o mínimo de condição como cidadãos, mas também coloca em risco todas as pessoas que por lá trafegam. Pela falta de visibilidade na região, as autoridades e a Polícia não têm sequer condições de manter a segurança, uma vez que aquilo está tomado de barracas.

O mesmo ocorre em toda a região central da cidade de São Paulo: muitas pessoas morando nas ruas. No bairro em que moro tenho visto – e ando muito pelo bairro – cada vez mais pessoas morando nas ruas centrais da cidade de São Paulo. É muito importante que as nossas autoridades, ainda que haja uma questão social envolvendo os moradores de rua, tirem essas pessoas das ruas. Não se trata apenas de faxina étnica, mas de oferecer condições de dignidade.

Há um déficit gigantesco de moradias na cidade de São Paulo e no plano de Governo há uma previsão de 50 mil moradias. Segundo dados que levantei, há verbas para se construir unidades habitacionais para essas pessoas. Existem problemas de se encontrar terrenos disponíveis na nossa Cidade. As autoridades precisam tratar dessa questão com toda a seriedade que exige.

Precisamos desapropriar terrenos, construir unidades habitacionais para essa população que está completamente à margem de qualquer serviço ou atendimento. Há um número crescente, num levantamento de 2009, de 11 mil moradores de rua. Em 2011, esse número passou a 14 mil pessoas morando nas ruas da cidade de São Paulo. Insisto em dizer que não se trata de pessoas em situação de rua, são pessoas que moram há mais de cinco anos nas nossas ruas.

Quero deixar registrado que peço às nossas autoridades para que olhem com muita atenção a situação dessas pessoas que estão à margem da sociedade e precisam de cuidados especiais. Todos nós, cidadãos, que pagamos impostos, merecemos caminhar pela Cidade com o mínimo de segurança, sem termos de nos deparar com pessoas morando em condições absolutamente sub-humanas.

Nós, Vereadores, precisamos cobrar e exigir das autoridades que olhem com muita atenção e carinho para esse problema gravíssimo.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado, Sr. Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário