terça-feira, 10 de setembro de 2013

Young debaterá projeto que cria educação ambiental nas escolas



O vereador Ricardo Young (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (10/9) e convidou os cidadãos da cidade para debater o projeto de lei de autoria do vereador Dalton Silvano, que institui a disciplina “Educação Ambiental” na grade curricular do município. 

O projeto, que já foi votado em primeira votação, será discutido durante o seminário “Educar para a Sustentabilidade, Desafios e Perspectivas”, que acontece no Plenário Primeiro de Maio da Casa no próximo dia 16 de setembro, das 14h às 19h. 

“Nessa programação, além dos senhores vereadores, teremos convidados do Instituto Paulo Freire, representantes da Pré Cimea – Comissão Municipal Interinstitucional de Educação Ambiental, membros da Comissão Organizadora Estadual da Educação Ambiental e representantes do Secretário César Callegari”. Veja abaixo a íntegra do discurso. 

“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, ocupo a tribuna para falar de um evento que vai ocorrer na próxima semana, nesta Casa, que é de extrema importância.

Como V.Exas. sabem, o nobre Vereador Dalton Silvano está propondo uma legislação sobre educação ambiental e vem construindo essa legislação junto com a sociedade civil há alguns meses. Essa legislação já foi aprovada em 1ª discussão e já houve a primeira audiência pública em que o Vereador apresentou um substitutivo. Essa lei está a caminho de ser aprovada por nós e existe, por parte do Governo, uma grande satisfação em promulgá-la.

A qualidade dessa lei está menos no seu ponto de vista objetivo, que é educação para sustentabilidade e mais no seu ponto de vista subjetivo, que é educação para sustentabilidade como educação lato sensu, isto é, educação nas escolas, mas também fora das escolas. É uma legislação que dá subsídios para as empresas, para o Poder Público, para as escolas em geral trabalharem um tema que se não for trabalhado não haverá possibilidade de implantação de políticas públicas para a sustentabilidade de forma adequada.

Por exemplo, o Município tem o desafio enorme de implantar a política municipal de resíduos sólidos. E como vamos poder sensibilizar a Cidade inteira em relação aos resíduos sólidos se não fizermos um trabalho intensivo junto às famílias, os hábitos das pessoas, às crianças, adolescentes e empresas. Isso implica e é condicionado por uma ação robusta de educação para sustentabilidade.

Portanto, essa legislação é muito importante e, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, das 14h às 19h, vamos ter um grande seminário na Casa: Educar para a Sustentabilidade, Desafios e Perspectivas. Nessa programação, além dos Srs. Vereadores, teremos convidados do Instituto Paulo Freire, representantes da Pré Cimea – Comissão Municipal Interinstitucional de Educação Ambiental, membros da Comissão Organizadora Estadual da Educação Ambiental, representantes do Secretário César Callegari, enfim, várias personagens importantes que estarão debatendo conosco a implantação dessa política.

Convido todos a estarem presentes porque, com esse seminário, estaremos mais bem preparados para a segunda audiência pública. E espero a aprovação da lei do nobre Vereador Dalton Silvano. Era o tinha por hoje, Sr. Presidente. Muito obrigado, Senhor Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário