A secretária de Transportes de Nova York (Estados Unidos), Janette Sadik-Khan, afirmou nesta quarta-feira (29/9) que é possível ter mobilidade em grandes cidades sem “gastar muito dinheiro”. A americana - popularmente conhecida como “secretária das bicicletas” – realizou uma palestra na Câmara Municipal durante o seminário “A Bicicleta em São Paulo: Políticas Públicas para Transformar a Cidade”, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.
Durante o evento, Janette revelou que a mobilidade pode ser resolvida rapidamente e com pouco recurso financeiro. “Você pode esperar anos de estudos para mudar as coisas, no entanto, a solução pode ser mais rápida e não tem que custar muito dinheiro. Pintar as ruas para determinar quais são as faixas de ônibus, quais são para ciclistas e também a extensão das calçadas para ressaltar a segurança dos pedestres”, explicou a secretária. Segundo ela, essas medidas são importantes para cidades que não tem um sistema abrangente de metrô.
As iniciativas para melhorar o trânsito, ressaltou Janette, devem beneficiar a todos. “O fundamental é projetar a rua para acomodar todos os usuários, porque cada um que transita pelas vias tem seu papel”, afirmou. Ela disse que várias campanhas de segurança foram realizadas na sua cidade para reduzir a velocidade dos carros e evitar acidentes. “Hoje temos ruas mais seguras”, acrescentou.
Bicicletas
Nova York tem, segundo Janette, 600 quilômetros de ciclovias, que foram construídas em seis anos. “Foi um trabalho duro que precisamos fazer para criar redes interconectadas, porque nós tínhamos ciclovias, mas elas não se conectavam. Isso fez com que aumentasse o número de ciclistas na cidade, já que além das vias, aumentamos a segurança das ruas e os locais para as pessoas poderem estacionar as bicicletas”, revelou.
As mudanças no trânsito priorizando todos os modais em Nova York permitiu uma melhoria na economia. Exemplo disso, segundo Janette, é que após o fechamento da Times Square para a passagem de carros, o local se tornou um dos principais locais de varejo do mundo. “As vendas comerciais aumentaram e o aluguel dos imóveis também dobraram”, sinalizou.
Feliz com a participação no seminário, Janette incentivou que a capital paulista promova ações para as mudanças no trânsito. “São Paulo não pode esperar para tomar providências enquanto ela se desenvolve”, disse.
São Paulo
Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, vereador Floriano Pesaro (PSDB), o debate é fundamental. “Temos a responsabilidade de discutir e nos organizar para apresentar propostas realista onde diversas modalidades de transporte possam ser utilizadas”, declarou.
Já para Ricardo Young (PPS), presidente da Frente Parlamentar de Sustentabilidade da Câmara, a transfiguração do sistema viário de Nova York, em seis anos, passou do monomodal para múltiplos modais.
“O império dos automóveis virou espaços vivos do cidadão. Entender, fazer, avaliar e perenizar políticas públicas foi o que o governo fez nos últimos tempos. Se hoje temos retorno das pessoas às ruas e aumento das vendas nas lojas, é em decorrência dessas medidas, que mostram que Nova York volta a ser uma cidade para as pessoas. Janett mostra que Haddad não pode deixar de ousar, porque quando há vontade popular e realismo político, não há nada que impeça a transformação”,disse.
“O império dos automóveis virou espaços vivos do cidadão. Entender, fazer, avaliar e perenizar políticas públicas foi o que o governo fez nos últimos tempos. Se hoje temos retorno das pessoas às ruas e aumento das vendas nas lojas, é em decorrência dessas medidas, que mostram que Nova York volta a ser uma cidade para as pessoas. Janett mostra que Haddad não pode deixar de ousar, porque quando há vontade popular e realismo político, não há nada que impeça a transformação”,disse.
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