sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Câmara lança aplicativo sobre o Plano Diretor Estratégico



Com participação do líder do PPS, vereador Ricardo Young, foi lançado nesta quinta-feira (25/9), no Plenário da Câmara, o aplicativo “Plano Diretor na Mão”, novidade que permite ao usuário acessar, em seus smartphones, todas as informações relativas ao novo PDE (Plano Diretor Estratégico) da cidade.

O evento promovido pelo “Global Legislative Openness Week (Glow) – Parlamento Aberto”, que tem por objetivo fomentar ações de conscientização sobre a necessidade de abertura dos parlamentos do mundo todo, pensando em ferramentas que promovam a transparência. 

A Casa ofereceu, como contribuição ao debate, a experiência de construção do Plano Diretor Estratégico (PDE), que contou com uma boa discussão entre os vereadores e mais de cinquenta audiências públicas. O texto foi sancionado pelo prefeito em 31 de julho e tem como objetivo ser uma bússola para planejar as próximas intervenções na cidade.

Ricardo Young, que contribuiu bastante na formulação do PDE - agregando e aprimorando no texto, juntamente com a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, as pautas tão caras à cidade e ao seu mandato - destacou a construção suprapartidária do PDE, que só trouxe ganhos concretos à discussão e à cidade.

Segundo ele, “o Plano Diretor é um bom exemplo disso. Tanto o Nabil Bonduki (relator do PDE) quanto o Andrea (Matarazzo, presidente da Comissão de Política Urbana) têm o mérito nessa questão, e eu faço esse elogio, embora seja amigo dos dois, com absoluta convicção, que ambos, oposição e situação, abordaram o Plano Diretor”. 

O aplicativo para smartphones “Plano Diretor SP” está disponível na Google Play e na Apple Store no prazo de dez dias. O objetivo é que os cidadãos tenham fácil acesso ao texto do PDE: nessa primeira versão o usuário poderá encontrar um breve resumo do texto com destaques importantes; busca por palavras e navegação por títulos e capítulos. Numa segunda versão, que já está sendo preparada, haverá mapas onde o cidadão poderá encontrar e se situar nas várias regiões destacada pelo Plano Diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário