domingo, 10 de junho de 2012

Claudio Fonseca prestigia festa dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil

O líder do PPS na Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca, participou na noite deste sábado (10/6) da festa de comemoração dos 200 anos da imigração chinesa no Brasil. A festa, organizada pela suplente de vereadora Heida Lee, também do PPS, aconteceu no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, zona oeste da cidade.

Ao conceder entrevista para uma rede de televisão chinesa, o parlamentar saudou a comunidade chinesa no Brasil destacando a sua força para o trabalho e o dinamismo nas relações com outros povos. “É um orgulho comemorar o bi-centenário chinês no Brasil, mas principalmente em São Paulo, cidade que acolheu tão bem povos de todos os lugares do mundo. O povo chinês, desbravador que é, merece tão bela homenagem”, disse Fonseca, que recebeu o carinho de diversos comerciantes chineses e do amigo, o ex-deputado William Woo.


Além dos inúmeros shows de artistas que vieram da China e que encantou a platéia que lotou as galerias do auditório, o evento contou com o cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, da deputada federal Keiko Ota (PSB), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e do vereador Kamia (PSD).

História

Os primeiros imigrantes chineses vieram para cá cultivar chá em São Paulo e trabalhar na implantação de um ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. Por volta de 1810, Portugal organizava, em sua colônia de Macau, no território chinês, a imigração de chineses, que desembarcavam no Brasil e eram encaminhados para o bairro do Flamengo, no Rio.

Os chineses que vieram para São Paulo chegaram a partir de 1900, eles viajavam 45 dias de navio e vinham para cá principalmente atraídos pelas grandes quantidades de terra que aqui existiam. Na China, a fome era grande e as terras cultiváveis, poucas. O grande fluxo imigratório deu-se a partir da década de 1950, quando a China passou por muitas guerras internas. Dentre as contribuições chinesas ao cotidiano brasileiro, podem-se destacar a culinária típica, a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa, as artes marciais, o horóscopo chinês e os fogos de artifício. Estima-se que hajam entre 200 mil e 250 mil chineses de descendentes no Brasil, sendo mais de 150 mil deles só em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário