terça-feira, 19 de junho de 2012

Jovens discutem políticas públicas para esportes e cultura


Foto - RenatodSouza

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vereador Professor Claudio Fonseca (PPS), participou nesta terça-feira (19/6) do I Ciclo de Seminários Juventude realizado no Plenário Prestes Maia da Câmara Municipal.

O objetivo do evento, promovido pelo Conselho de Juventude e as Comissões de Educação, Cultura e Esportes e a de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, é debater temas relevantes e aproximar os jovens dos parlamentares da Casa.

A discussão desta segunda foi centrada na criação de um substitutivo para ampliar o programa instituído pela atual Lei nº 13.540 de 2003, que institui o Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), e sobre a necessidade de um Projeto de Lei nos mesmos moldes do cultural, mas voltado para os esportes – VAE.

“O VAI é importante para a cidade e seria importante fortalecermos essa iniciativa. Além disso, deveríamos aproveitar que existe um programa assim e fazer um para o esporte”, analisou Osvaldo Lemos, presidente do Conselho Municipal da Juventude.

O integrante do Conselho Flavio Munhoz acrescentou que a ideia é realizar mais vezes esses debates na Câmara para “que os jovens participem mais com os vereadores e ajudem a criar políticas públicas”.

Para os jovens participantes do evento, São Paulo ainda tem muitos problemas nas áreas esportivas e culturais. “É fundamental termos um programa de valorização para os esportes também. No entanto, não basta apenas falar em valorização para essa área se não tivermos investimentos para a construção de equipamentos públicos para as práticas esportivas”, disse Tarcísio Boaventura, 23 anos, integrante da União da Juventude Socialista.

A representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação Alcione Campos afirmou que a pasta tem o papel de implantar e fomentar programas esportivos na capital paulista. “A cidade tem muitas carências na área esportiva e o nosso objetivo é que seja criada uma Lei de Incentivos aos Esportes para o município”, disse.

“O Parlamento é o poder mais próximo do povo e é fundamental aproximar a juventude da discussão da cidade, conhecendo suas ideias e propostas. Uma nação forte precisa ter, necessariamente, uma juventude politizada e que participa das decisões de poder”, afirmou o vereador Claudio Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário