quinta-feira, 26 de março de 2015

Young: "O problema do PT hoje é a mentira generalizada e a incapacidade de assumir os seus erros”


Após presenciar um debate ideológico entre os vereadores Gilberto Natalini (PV) e Juliana Cardoso (PT), que teve como foco a atual crise institucional brasileira, o líder do PPS na Câmara Municipal, vereador Ricardo Young, fez um discurso duro, crítico, direcionado à vereadora e ao Partido dos Trabalhadores. "O problema do PT hoje é a mentira generalizada e a incapacidade de assumir os seus erros”, disse ele durante sessão extraordinária do parlamento. 

Segundo ele, "a presidente Dilma chantageou o povo brasileiro quando da sua eleição; amedrontou todo mundo dizendo que todos os seus adversários políticos assaltariam a casa das pessoas, que retirariam os recursos e todos os ganhos dos anos recentes, que entregariam o País a banqueiros, e assim por diante”, afirmou durante sessão extraordinária do parlamento. Veja abaixo a íntegra do discurso: 

“Sra. Presidente, muitas vezes, nos aprofundamos nos temas da Cidade, para isso que fomos eleitos, mas não podemos esquecer que estamos operando politicamente num cenário terrível, e o nobre Vereador Gilberto Natalini trouxe essa questão para esta Casa, então não podemos ficar omissos a isso.

Ouvi atentamente o nobre Vereador, assim como ouvi também a nobre Vereadora Juliana Cardoso, a quem admiro profundamente, porque S.Exa. é uma das poucas petistas que conheço, infelizmente.

Nunca pautei o meu mandato, a minha atuação política, pelo antipetismo, como todos sabem, mas a nobre Vereadora Juliana Cardoso é uma das poucas petistas com absoluta integridade; e mais, não mente, porque o problema do PT hoje é a mentira generalizada.

A Presidente Dilma chantageou o povo brasileiro quando da sua eleição; amedrontou todo mundo dizendo que todos os seus adversários políticos assaltariam a casa das pessoas, que retirariam os recursos e todos os ganhos dos anos recentes, que entregariam o País a banqueiros, e assim por diante.

Chantageou, escalou o medo, amedrontou o eleitor, que foi praticamente chantageado a votar numa Presidente que mostrou rapidamente não ter legitimidade para governar, junto com seu grupo.

E essa legitimidade se agrava não pela Imprensa, mas pela incapacidade que o PT tem de assumir os seus erros, vir a reconhecer que nos levou a essa situação e convocar o País a ajudar a reverter isso.

Não queremos o Impeachment da Presidente Dilma, não queremos golpe neste país, nós queremos uma democracia ativa, e democracia ativa significa inclusive convocar o povo e a participação popular para fazer uma transição numa situação gravíssima, política e econômica.

Mas o PT não faz isso, ele tem sempre a razão. O PT vai à televisão, na pessoa da Presidenta, e diz ao povo que não há crise, que tudo é passageiro, quando sabemos que estamos em pleno desmonte da economia e numa crise política sem precedentes, e que o Executivo não consegue dialogar nem com o Congresso Nacional.

Portanto, nobre Vereadora Juliana Cardoso, com todo o respeito que tenho por V.Exa., peço que faça o que os seus colegas no Governo Federal não estão fazendo: faça autocrítica, também os seus colegas do PT nesta Casa, e admitam a culpa que V.Exas. tiveram nesse processo.

É muito fácil olhar para a Imprensa e dizer que ela é golpista. Mas e o Ministro Traumann, que acabou de cair, não é golpista em querer a Empresa Brasil de Comunicação e todos os meios de comunicação à disposição do Governo trabalhem para salvar o Governo Dilma? Confundir órgãos do Estado como se de Governo fossem e usar esses instrumentos para defender um governo que está em pleno desmanche?

Nobre Vereadora, V.Exa. é uma das políticas que acho que fazem parte desse hall, eu a respeito, e V.Exa. é jovem o suficiente para galvanizar e liderar os jovens.

Precisamos de seriedade, temos que lidar com a realidade, com transparência. Não podemos nos apegar ao poder que nem desesperados e sermos como o comandante Titanic que mandou a orquestra tocar enquanto o navio afundava. Essa é postura do PT, hoje, neste país. Isso é um absurdo.

Este discurso não vem de antipetismo, mas de alguém que admirou muito o PT, que votou no PT várias vezes. Mas não posso admitir, como brasileiro, que essa farsa continue, não posso admitir que continue e que o PT ainda procure usar os meios à sua disposição para ficar fazendo acusações maniqueístas, de que os outros são golpistas, como se o PT não tivesse sido golpista ao criar a sua própria condição de destruição e de perda de credibilidade e estar aonde está hoje.

Então essas são as questões que precisamos discutir, e não podemos discutir sob o ponto de vista partidário. Como disse o nobre Vereador Natalini, precisamos discutir sob uma perspectiva republicana. Aí sim as pessoas e os políticos sérios poderão construir pontes e assim poderemos ultrapassar a grande crise que hoje estamos vivendo. Muito obrigado, Sra. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário