quarta-feira, 11 de março de 2015

Comissão de Transporte debate o aplicativo Uber e táxis acessíveis


O vereador Ricardo Young (PPS) participou nesta quarta-feira (11/3) da primeira reunião da nova composição da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, que em 2015 terá como membros também os vereadores Toninho Paiva (PR), Senival Moura (PT), Adolfo Quintas (PSDB), Atílio Francisco (PRB), Marco Aurélio Cunha (PSD) e Vavá (PT).

Young relatou aos seus colegas que recebeu uma denuncia sobre os táxis acessíveis da cidade de São Paulo. De acordo com relato recebido pelo gabinete, os taxistas de veículos adaptados estariam acionando os taxímetros antes de chegar ao ponto de origem da corrida, além de só aceitarem a corrida se ela for longa e com a condição de fazerem também o trajeto na volta, adicionando a cobrança da hora parada.

Outro tema debatido na reunião foi o aplicativo Uber. O tema foi levantado pelo taxista Marcos Silva, que relatou que o aplicativo recebe cadastro de carros particulares e táxis se para atender a população de forma independente. Silva destacou que, além de não responder a ninguém, os motoristas não pagam impostos e não são fiscalizados. Além disso, segundo o taxista, os motoristas do Uber estariam atuando na madrugada e em festas, onde mantêm contato com donos de hotel e promotores de festa.

Para Young, o problema não é o aplicativo e sim o uso que estão fazendo dele aqui no Brasil. “Ao invés de um aplicativo de uso para o transporte casual, acabamos criando uma frota de uso contínuo. O risco da institucionalização do Uber é a volta da lotação clandestina. Não há como não reconhecer a modernidade do Uber, mas não podemos aceitar a volta das lotações”, disse.

O presidente da comissão, vereador Toninho Paiva, sugeriu que fosse feito um convite ao Departamento de Transporte Público (DTP), para que o órgão enviasse representante até a Comissão para prestar esclarecimentos sobre os dois casos. Todos os vereadores apoiaram o encaminhamento e o requerimento deve ser enviado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário