quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Claudio Fonseca destaca fortalecimento dos partidos na eleição da Mesa Diretora

Durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara, alguns vereadores do bloco denominado Centrão criticaram “a interferência do Executivo"' no processo eleitoral da Casa. Segundo Claudio Fonseca, um dos principais articuladores da candidatura de Police Neto, “seria muito estranho se o Executivo não acompanhasse, não tivesse interesse naquilo que acontece no Legislativo”. Para o líder do PPS, a eleição da Mesa da Câmara "fortalece os partidos políticos, fortalece a democracia”. Veja abaixo a íntegra do discurso de Claudio Fonseca.

"Sr. Presidente, cumprimento a atual Mesa cessante por todo o processo que travamos na Câmara Municipal. O bom debate de ideias faz com que todos cresçam.

Se tivermos no próximo período, na Câmara Municipal, com a nova gestão, o debate sobre as questões de mérito que envolvem políticas públicas para a Cidade, independentemente do posicionamento que venha se ter, favoravelmente ou contrariamente a um projeto do Executivo, de um Vereador ou a um projeto de resolução da Mesa, pela minha experiência própria, sempre que tivemos um debate interno na Câmara Municipal, todos cresceram e se fortaleceu a democracia.

Muitas vezes, o aparente consenso pode esconder, inclusive, incompreensões, insuficiências e até dissensos embutidos nesse aparente consenso. Tive um primeiro mandato de 2001 a 2004, participei duas vezes da Mesa, uma vez como suplente, e na segunda oportunidade, acompanhando o combativo Vereador Arselino Tatto, fui o segundo Vice-Presidente da Casa. Sei que é uma tarefa difícil paras aqueles que a carregam, com responsabilidade, e é o que farão todos os membros eleitos agora. Somos todos Vereadores, 55 Vereadores, e quiseram os paulistanos nos colocar a todos, ao mesmo tempo, nesse período Legislativo de quatro anos na Câmara Municipal.

Deve haver o respeito à democracia e o debate é necessário, a divergência também. Creio que não há rusgas pessoais, não estamos discutindo a respeito das pessoas, estamos discutindo ideias, atitudes, visões de mundo. E todos devem ser respeitados por participar do jogo democrático.

Após o processo eleitoral e decretada a vitória na democracia, deve preponderar o respeito, o cumprimento da decisão da maioria e, especialmente, o respeito às minorias. No processo pode haver alteração. Não fosse isso, não teríamos tido uma grande mudança no quadro político nacional.

No passado recente, tínhamos partidos que não faziam nenhuma aliança política e o processo político democrático foi avançando para que houvesse a compreensão, o entendimento que, nem sempre se anda sozinho e é melhor que não se ande dessa forma.

As composições são feitas, haja vista o recente processo eleitoral que tivemos que elegeu a Presidente Dilma Rousseff. É um conjunto de forças políticas, muitas vezes, antagônicas no dia a dia, no cotidiano, mas que se unificaram em torno de um projeto de poder, um projeto político. Da mesma forma que a chapa eleita hoje para a composição da Mesa Diretora.

Não há entre nós nenhum posicionamento de alinhamento automático a quem quer que seja, e quando dizemos que há um respeito aos partidos políticos, não acusamos o outro lado de não respeitá-los também. Tanto que dialogaram com os Vereadores, que foram eleitos por meio de partidos políticos.

Portanto, registro o meu respeito a todos os Vereadores, que é necessário e indica o bom diálogo, o bom debate que faz com que todos cresçam. Tivemos bons debates, durante esses dois anos, sobre políticas públicas da Cidade. Exemplos disso são os projetos que vieram do Executivo para a Câmara Municipal e foram aprovados com alterações. Esse é o mérito desta Casa, de todos os senhores Vereadores, pois não haveria outra razão de chegar um projeto e não oferecermos modificações, não lutarmos por elas.

Mas também há virtude do Executivo, que compreendendo que nem tudo que encaminha para a Casa expressa todas as necessidades da Cidade, também acolhe e sanciona as modificações que foram propostas e aprovadas pelos nobres Vereadores.

Esse diálogo é importante, a independência da Câmara como Poder Público é importante. Não confundimos os papéis, nem de líder do Governo, nem de Presidente da Câmara Municipal, pois todos que participaram desse processo de construção dessa chapa, que chega à Direção da Mesa Diretora, têm o compromisso, inclusive, de dialogar com todos os demais Vereadores, numa relação de respeito, assim como dialogar com o Executivo.

Registro que há o mérito do Legislativo e do Executivo. Já integrei à Mesa, em Legislaturas anteriores, na gestão de dois Presidentes: José Eduardo Martins Cardozo e Arselino Tatto e posso afirmar que todas as eleições da Câmara Municipal sempre foram acompanhadas pelo Executivo.

Seria muito estranho se o Executivo não acompanhasse, não tivesse interesse naquilo que acontece no Legislativo. Todos sabem que esse processo é acompanhado, não só pelo Executivo Municipal, mas pelo Estadual, pelo Nacional e os partidos dialogam.

Considero importante, também, e todos nós temos a convicção, da necessidade do fortalecimento dos partidos, como o fortalecimento da democracia. Muito obrigado, Sr. Presidente".

Veja o Discurso


Nenhum comentário:

Postar um comentário