quarta-feira, 23 de abril de 2014

Comissão de Saúde sugere apitaço para coibir assédios no metrô

A Comissão de Saúde da Câmara realizou nesta quarta-feira (23/4) uma audiência pública para debater os abusos sofridos por mulheres no transporte público municipal. Presidido pela vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), o encontro reuniu cidadãos, representantes de entidades e vereadores para debater ações contra esse tipo de violência. A principal delas será um apitaço na estação Corinthians-Itaquera, na linha Vermelha do metrô. A intenção é chamar a atenção para os abusos cometidos principalmente nos vagões dos trens.

A vereadora ainda pretende transformar a ação em um programa que irá distribuir apitos nas estações para que o público feminino possa alertar as forças de segurança das estações ao sofrerem abusos. “Com o apito, denunciamos a violência de forma pacífica, uma denúncia local. Ao mesmo tempo, é um grito que servirá para dar um basta nessa prática e estimular que vítimas denunciem seus agressores”, argumentou.

O vereador Ricardo Young (PPS) elogiou a proposta. “Achei genial esse instrumento. Agride quem abusa na sua própria estupidez. Seria ótimo que fosse distribuído no transporte público”. A ideia foi inspirada numa iniciativa de mulheres do Recife (PE) que se reuniram para protestar contra a violência à qual eram submetidas.

O apitaço no metrô, que está sendo organizado pelas redes sociais, ainda não tem data marcada para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário