terça-feira, 15 de abril de 2014

Plano Diretor: Young destaca conflitos de interesses



O líder do PPS, vereador Ricardo Young, usou a tribuna para comentar a audiência pública do Plano Diretor/Meio Ambiente que foi realizada pela Comissão de Política Urbana nesta terça-feira (15/4). Segundo ele, é preciso aprender a lidar melhor com os conflitos "onde questões de interesse econômico ou confrontam o social, ou desqualificam o ambiental".

O parlamentar também deu detalhes do TEDx Câmara de São Paulo, evento que ocorreu no último sábado (12) e que discutiu, com diversos especialistas, propostas para melhorar a vida na cidade. Veja abaixo a íntegra do discurso:

“Foi incrível o que aconteceu no sábado. Transformamos essa plenária em um espaço do TED e as palestras que ocorreram estão sendo editadas e serão enviadas para o mundo inteiro. E a Câmara Municipal de São Paulo passa a fazer parte do circuito TED com o nome de TEDx Vale do Anhangabaú.

Foi muito rico, pois pudemos discutir com o João Whitaker Ferreira todas as mudanças que o Plano Diretor está propondo e o que significa a cidade compacta, vis-a-vis o nosso Plano Diretor. Pudemos discutir com a Ana Elisa Siqueira a proposta revolucionária que a Escola Amorim Lima está fazendo com todas as experiências inspiradas na Escola da Ponte, em Portugal. Pudemos ouviu o Pedro Markun sobre a transparência hacker e quanto o software livre o Movimento Hacker pode fazer pela transparência dos processos legislativos. Ouvimos a Tatiana e a Vonice sobre como os empreendedores da periferia podem transformar seus sonhos em empreendimentos e realizações. O Milton Young falou da importância do Movimento Adote um Vereador. O Schneider Pinheiro, ex-traficante e ex-criminoso, que hoje está totalmente reabilitado e é coordenador do Afroreggae, falou justamente da inclusão social de ex-detentos através do Programa Afroreggae. O Rogério Poeiras falando sobre resíduos sólidos e a nova política de resíduos. O Flavio Falconi, que vocês conhecem tão bem, falando do drama da dependência química do crack e o que está sendo feito na Cidade.

Essa Casa trouxe os melhores especialistas para debater os temas que são não só dessa cidade, são do mundo inteiro, no formato TED.

Sr. Presidente, quero parabeniza-lo e agradecê-lo pela abertura que V.Exa. teve e por todo o esforço que V.Exa. e a SPTuris despenderam para que o TEDx ocorresse aqui, nessa Casa.

Acho que todos nós podemos ficar orgulhosos, porque essa iniciativa ressignifica a Câmara; mostra a Câmara como um dos espaços no circuito do debate contemporâneo dos problemas urbanos e produz, traz um segmento da população que nem sempre viria e começa a se familiarizar com essa Casa como parte do debate, essa Casa como elemento importante do equipamento público.

Aproveito o último minuto de meu tempo para parabenizar também os Vereadores Andrea Matarazzo e Nabil Bonduki pela audiência pública de hoje de manhã relacionada ao meio ambiente.

Dentre várias coisas que essa audiência pública trouxe, tem uma questão que nós, nessa Casa, precisamos aprender a lidar e a lidar melhor: o conflito do social com o ambiental e com o econômico. O Plano Diretor coloca esse conflito de forma muito clara, onde questões de interesse econômico ou confrontam o social, ou desqualificam o ambiental.

As reivindicações ambientais, muitas vezes, são compreendidas pelo econômico como obstáculo e barreira. E as questões sociais, muitas vezes, não levam o ambiental em consideração.

Encerrando, gostaria que, quando do debate do Plano Diretor nessa Casa, possamos trabalhar para conciliar essas três dimensões de interesses em conflito na Cidade para que o Plano Diretor possa, efetivamente, contribuir para a sustentabilidade de uma Cidade tão sofrida como a nossa. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário