quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comissão de Saúde debate a importância dos Centros de Convivência e Cooperativa


Roberta Rosa – Liderança PPS

Na penúltima reunião ordinária da de Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso de 2009, os parlamentares debateram e aprovaram os méritos dos seguintes projetos de lei:

PR 18/07, do ex-vereador Carlos Neder (PT) - cria a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência à Saúde do Servidor Público no Município de São Paulo.

Relator: Jamil Murad – Favorável.

PL 198/09, do vereador Wadih Mutran (PP) - cria o programa de informações sobre neurofibromatose no Município de São Paulo.

Relator: Milton Ferreira - Favorável nos termos do Substitutivo da Comissão de Justiça.

CECCOS

Logo na seqüência, os parlamentares debateram a situação operacional dos de Convivência e Cooperativa - CECCOS na cidade. Os Centros são espaços de convívio destinados à reinserção social dos pacientes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como portadores de deficiência, idosos e, principalmente, pessoas com transtornos mentais.

As unidades possuem terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educadores de saúde. O serviço oferece oficinas e atividades coletivas com o objetivo de estimular o convívio, a troca de experiências e a interação entre as pessoas. O programa está atrelado a Secretaria Municipal da Saúde e atualmente a cidade de São Paulo conta com 21 unidades.

Porém, o debate apontou as dificuldades que os CECCOS encontram para atender seus pacientes: falta de material e de recursos humanos, além do não reconhecimento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Representantes dos CECCOS presentes à reunião pediram à Comissão de Saúde ajuda para intervir, junto a Secretaria, o pleno reconhecimento da instituição pelo Executivo, além da celeridade para aprovação do PL 762/2007, do vereador Jose Police Neto (PSDB), que institui os CECCOS na cidade.

Representando os CECCOS, estiveram presentes Paulo Mecca, do Conselho Gestor do CECCO Ibirapuera, e Maria Cecília Santos, do CECCO do Parque São Domingos; Tereza Cristina Endo representou a Secretaria Municipal da Saúde, além dos vereadores Jamil Murad (PCdoB), Sandra Tadeu (DEM), Claudio Prado, Milton Ferreira (PPS) e Noemi Nonato (PSB).

Veja mais: Saúde debate problemas de hospital da zona sul


Outras Comissões

Comissão de Constituição e Justiça


Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão de Educação, Cultura e Esportes


Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário