quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Milton Ferreira promove debate sobre a AIDS e DST´s


Roberta Rosa – Liderança PPS


A reunião ordinária conjunta da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher e da Subcomissão “A Melhor Idade” realizada na tarde desta quarta-feira (2/12), no Salão Nobre da Câmara Municipal, promoveu o debate “DST/AIDS e o município de São Paulo”, uma iniciativa do vereador Dr. Milton Ferreira (PPS), em referência ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS lembrado em todo mundo no dia 1º de dezembro.

O evento, que discutiu as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), teve a apresentação do Programa da cidade de São Paulo e de uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para a questão do vírus HIV e das doenças sexualmente transmissíveis.

Para apresentar o programa do Executivo, a Comissão recebeu o Dr. Sergio Marcio Pacheco Pasqual, médico da Área Técnica da Saúde do Idoso, e o Dr. Celso Ricardo Monteiro, que é responsável pelo Núcleo de Prevenção do Programa. Já Marta McBritton representou o Instituto Cultural Barone, da qual também é presidente.

Prevenção

O médico Celso Monteiro apresentou números recentes de infectados na cidade de São Paulo. Segundo ele, hoje existe a “feminização” da epidemia da doença, fazendo referência ao alto número de mulheres infectadas pelo vírus.

O especialista informou que o trabalho do Programa governamental é divido em prevenção, assistência ao tratamento, participação e parceria com a sociedade civil, informação, planejamento e comunicação. Segundo ele, as prioridades do Programa são separadas em: controle de transmissão vertical de HIV e Sífilis, controle das doenças sexualmente transmissíveis e diagnósticos precoce.

“As nossas principais ações estão na distribuição de preservativos e materiais explicativos, além de fazer o acompanhamento das pessoas infectadas”, disse Monteiro, que lembrou ainda de projetos desenvolvidos pela Prefeitura: “Cidadania Arco-Íris”, “Projeto Tudo de Bom”, “Plantão Jovem” e “Inventário de Pesquisa”.

Doença da Terceira Idade

Já o médico Sergio Pasqual abordou os impactos da doença na terceira idade. Segundo o especialista, até 2005 não havia como se falar sobre o tema com as pessoas da terceira idade. “Na época, havia um entendimento de que “os idosos não tinham vida sexual ativa”. “Dados mostraram que no período de 1996 a 2005 a incidência de contaminação em idosos cresceu, e por isso, a cidade de São Paulo em 2006 foi a primeira a incluir idosos em uma campanha de prevenção contra a AIDS”, disse ele.

Em 2007, o Programa atuou na Vila dos Idosos no bairro do Pari (zona leste da capital), quando foi produzido um vídeo abordando a sexualidade na terceira idade. Sergio Pasqual destacou t a importância de realizar campanhas específicas para os idosos “pois se trata de uma população que é muito resistente ao uso do preservativo”. “O profissional de saúde tem que ser treinado para abordar a questão da sexualidade com idosos”, ressaltou.

Falta de Apoio

Encerrando o debate, a presidente do Instituto Cultural Barone, Marta McBritton, deu detalhes do trabalho da ONG na atuação da questão da sexualidade no município e as diversas dificuldades encontradas pela Organização. Segundo ela, existe muita dificuldade em contar com o respaldo do poder público para auxiliar no trabalho de prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, “um tema polêmico”, disse ela.

McBritton também relatou a dificuldade de encontrar espaços públicos para realizar ações educativas nas subprefeituras da cidade. “É muito difícil, pois não há uma diretriz que avalia o trabalho das ONG’s”, detalhou. Outra dificuldade encontrada pelas instituições, segundo ela, é na obtenção de patrocínios, principalmente na iniciativa privada.

“Precisamos unir forças com todos os órgãos públicos e a sociedade civil”, finalizou McBritton, frisando que a questão das doenças sexualmente transmissíveis não deve ser tratada de forma isolada pela sociedade.

Em seguida, a Comissão aprovou os pareceres dos seguintes Projetos de Lei:

PL 367/09 – do Vereador Domingos Dissei (DEM) - dispõe sobre a higienização das comandas eletrônicas e cardápios que são manipulados pelos clientes em restaurantes, bares, confeitarias, padarias, lanchonetes, churrascarias, hotéis e demais estabelecimentos comerciais similares. O relator foi o Vereador Dr. Milton Ferreira (PPS).

PL 380/09 – do Vereador Domingos Dissei (DEM) - torna obrigatória a disponibilização de cadeira de rodas em edifícios residenciais que possuem elevador. A relatora foi a Vereadora Sandra Tadeu (DEM).

PL 448/09 – do Vereador Domingos Dissei (DEM) - dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de discriminação a pessoas idosas. O relator da matéria foi o Vereador Cláudio Prado (PDT).

Também participaram da Reunião os vereadores Jamil Murad (PCdoB), Cláudio Prado (PDT), Souza Santos (PSDB), Noemi Nonato (PSB) e Juliana Cardoso (PT).


Outras Comissões:


Comissão de Finanças e Orçamento 1


Comissão de Finanças e Orçamento 2

Comissão de Constituição e Justiça


Comissão de Administração Pública


Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.


Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio-Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário