sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em discurso, líder do PPS pede reocupação do centro


Durante a sessão ordinária de quarta-feira (8/9), o vereador Claudio Fonseca (PPS) comemorou o início da demolição, por parte do poder público, do Edifício São Vito, região da Cantareira, zona central da cidade.

Para o líder do PPS, é preciso reocupar o centro, “revitalizando e qualificando o espaço urbano, controlado com todos os meios e instrumentos urbanísticos para não favorecer somente a especulação imobiliária”. Veja a íntegra abaixo:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, queria registrar com satisfação a notícia de que o Edifício São Vito, em frente ao mercado Cantareira, vai, de fato, ao chão. Depois de um contencioso jurídico que se arrastava por longos anos, teremos a possibilidade de ver aquela área do Parque Dom Pedro, próxima ao Mercado Municipal de São Paulo, Mercado Cantareira, reurbanizada. Para isso, tanto o prédio São Vito quanto o Mercúrio serão demolidos.

Isso já estava programado desde os idos de 2003,mas havia os que entendiam que aqueles prédios poderiam ser recuperados e destinados à habitação de interesse social para ocupação daquela área com moradia popular.

Entendo que há, realmente, a necessidade de termos reservas do território da Cidade destinadas à construção de edificações de interesse social, de mercado popular, mas temos outros áreas que podem ser utilizadas para essa finalidade. De acordo com o programa do município de São Paulo, “Renova Centro”, existe a vinculação de parte dos imóveis situados nessa área de reurbanização que são destinados para habitação de interesse social.

Apresentei um projeto de lei vinculando parte dos imóveis do “Renova Centro” para servidores públicos, porque precisamos ocupar o Centro com pessoas que também tenham renda para que apostemos na qualificação do espaço urbano, na manutenção dos prédios, na capacidade produtiva para manter as taxas de manutenção e conservação das edificações, o que considero extremamente importante.

O principal destaque do meu pronunciamento é exatamente a reubarnização do Parque do Dom Pedro, embelezar a Cidade, devolvê-la em condições melhores à população, ainda mais por ser numa área que tem atraído cada vez mais turistas. A região do Mercadão e da Rua 25 de Março é a que mais atrai turistas em período de férias, de feriados prolongados, de carnaval, de festas de final de ano, então é importante a sua reurbanização. Também é importante a demolição do Viaduto Diário Popular, onde está o Museu da Ciência; reurbanizar aquela área, junto com a Casa das Retortas, é apostar numa cidade melhor. Assim como a Cidade ficará melhor com a reforma da Praça Roosevelt. Há discussões com os moradores locais mas, solucionados os problemas jurídicos legais, será iniciada a reforma da Praça Roosevelt para devolver aos moradores do entorno e aos paulistanos um espaço melhor.

São intervenções onerosas, mas importantes para uma cidade com a história de São Paulo, que tem de apostar na melhoria da qualidade de vida dos habitantes, dos visitantes, dos que vêm trabalhar e morar definitivamente. São medidas da Prefeitura que merecem registro positivo: a reurbanização da Praça Roosevelt e do Parque Dom Pedro e a demolição, já iniciada, dos Edifícios São Vito e Mercúrio, recuperando a área do entorno do Mercado Cantareira.

Entendo que, junto com essas intervenções, as Operações Urbanas em curso ou na fase de projeto executivo, como as Operações Urbanas Lapa até o Brás, Brás-Mooca e Mooca-Vila Carioca, trarão um grande impacto no visual da Cidade. Obviamente isso deve ser controlado com todos os meios e instrumentos urbanísticos para não favorecer somente a especulação imobiliária e para que haja mobilidade - já bastante comprometida. São investimentos importantes, então a notícia é boa para a Cidade, que carece deles para que tenhamos melhor qualidade de vida. Muito obrigado, Sr. Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário