quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vereador comemora a chegada do “Programa Inclui”

Na última terça-feira (14/9), o vereador Claudio Fonseca usou a tribuna da Câmara Municipal para saudar a implantação do “Programa Inclui”, da Secretaria da Educação, que vai permitir inclusão de centenas de crianças s com necessidades especiais na rede educacional da cidade. O líder do PPS também aproveitou para convidar os paulistanos para a sessão solene que deu o título de Cidadão Paulistano ao jornalista José Hamilton Ribeiro. Leia abaixo a íntegra:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, público que nos acompanha pela TV Câmara São Paulo e pelo Diário Oficial, boa tarde.

Gostaria de registrar os meus cumprimentos à equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, vinculados à Divisão de Orientação Técnica, por haverem, no dia de hoje, lançado o Programa Inclui, da Secretaria Municipal da Educação, a partir de esforços dos educadores e das pessoas que, de fato, compreendem que a educação é elemento fundamental para o desenvolvimento humano e social. Por isso a importância de assegurar educação para todos, independentemente das suas condições econômicas ou de suas dificuldades físicas ou intelectuais.

O Programa Inclui pode ser, de fato, um divisor de águas na educação, pois permite que as diversas equipes das centenas de escolas de São Paulo realizem um trabalho de inclusão, ao disporem de estrutura e de pessoal preparado - equipes multidisciplinares e equipes médicas - para atender as crianças com necessidades especiais, o que inclui adaptação de prédios públicos, tornando-os acessíveis a todos aqueles que têm alguma dificuldade de mobilidade, então, um programa bastante importante.

Não podemos deixar de registrar a importância do lançamento desse programa pela Secretaria Municipal de Educação e cumprimentar a equipe, na pessoa da Silvana e da Adriana, enfim, todas as profissionais que integram a Comissão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Temos a certeza de que esse trabalho, esse programa, só foi possível de ser lançado no dia de hoje porque ele é, na verdade, uma soma das experiências da rede pública municipal de ensino, do trabalho realizado pelas escolas de educação especial da Cidade de São Paulo, das escolas de ensino regular, das escolas que convivem, hoje, com a inclusão e sabem que é necessário dar atendimento às crianças com necessidades especiais e que sabem também que é preciso investir na formação dos educadores.

Portanto, está de parabéns a equipe da educação especial da Secretaria Municipal de Educação, como também, de parabéns estão os profissionais de educação, porque entendemos que não haverá educação inclusiva se não houver um esforço, um empenho, um envolvimento dos 54 mil professores da rede, dos quase quatro mil gestores da Educação, que são diretores, coordenadores e supervisores de ensino assim como do pessoal do quadro de apoio como agente escolar, agente de apoio e auxiliar técnico de educação. Não existe escola que tenha uma política de inclusão sem o envolvimento de todos.

No período da manhã estivemos no lançamento do Programa Inclui com o nobre Vereador Floriano Pesaro, o qual tem, inclusive, importante projeto de lei que dispõe sobre a data da Inclusão no Município de São Paulo. Essas datas referenciais são importantíssimas, não só para chamar a atenção para os temas relevantes para os cidadãos e para a Cidade de São Paulo, como também para induzir o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para determinados segmentos - então, para nós, é muito importante.

Reitero meus cumprimentos às Sras. Silvana, Adriana, Mônica, Marluce, Raquel, Luci e à diretora do departamento de orientação técnica da Secretaria Municipal de Educação, Regina Lico. É um trabalho de equipe, não é um trabalho de um só. A partir da experiência e do trabalho dos milhares de educadores da rede municipal de ensino, chega-se, hoje, nessa possibilidade de apresentar um programa que é estrutural para o sistema de ensino da Cidade de São Paulo, o qual é também estratégico para aquelas crianças que precisam ser incluídas e, de forma respeitosa, com todas as condições materiais, com toda a logística das escolas e com a possibilidade de inclusão.

Por fim, convido os Srs. Vereadores, todos aqueles que nos acompanharam, a assessoria da Câmara Municipal de São Paulo e os munícipes dessa Cidade para participarem, no dia 16, às 19h, do importante ato solene em São Paulo, que será a concessão do Título de Cidadão Paulistano para um nobre brasileiro, para um homem com uma história ilustre - José Hamilton Ribeiro, jornalista que faz o programa Globo Rural, da TV Globo. Ele é uma pessoa que tem uma trajetória importante. Foi correspondente de guerra e acidentou-se na Guerra do Vietnã. Sua carreira passa pela Folha de S.Paulo, pela revista Veja e pela revista Manchete. Tem suas raízes calcadas na formação do povo brasileiro, que faz questão de divulgar. Então, convido a todos, no dia 16, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, para esse importante ato solene de entrega do Título de Cidadão Paulistano a José Hamilton Ribeiro, nascido em Santa Rosa de Viterbo. Sabemos que todas as cidades do Brasil, as 5.645 cidades brasileiras, o adotam pelo trabalho que ele faz em nome da Cultura, do homem do campo, e também por sua luta política, importante para a humanidade, pela paz, e pelo trabalho de cobertura na Guerra do Vietnã. Muito obrigado, Sr. Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário