sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Em noite de gala, São Paulo recebe o seu mais novo cidadão: José Hamilton Ribeiro

Uma noite repleta de boas histórias, velhos companheiros, e muita emoção. Esse foi o cenário da sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo que homenageou com o Título de Cidadão Paulistano o grande (de talento e coração) e renomado jornalista José Hamilton Ribeiro, o “Repórter do Século”. O evento foi realizado no Salão Nobre do legislativo paulistano na noite de quinta-feira (16/9).

Zé Hamilton e as filhas Teté Ribeiro e Ana Lúcia Ribeiro

A homenagem, de iniciativa do jornalista Moacir Longo e do vereador Claudio Fonseca (PPS), contou com a presença de diversas personalidades do mundo do jornalismo brasileiro , das artes e da política nacional (ver abaixo).

Público se emocionou com o discurso do novo cidadão da cidade

Público lotou as dependências do Salão Nobre da Câmara

Faceiro e Gabola

Em seu discurso, o “mais novo paulistano” agradeceu as filhas Teté Ribeiro e Ana Lucia Ribeiro, parentes, amigos e admiradores que lotaram o Salão Nobre da Câmara. Com a simplicidade marcante e a genialidade dos mestres, encantou co m um discurso profundo, emocionado. Mostrou orgulho ao receber a homenagem do legislativo que, segundo ele, “é o poder mais perto do povo, mas também o mais fraco”.

“Temos muitos editores medíocres, preguiçosos, que quando não tem nada para mostrar mandam o repórter filmar o plenário da Câmara vazio. Ora, como se o parlamentar fosse um papagaio de plenário. Ele é um homem que tem condições técnica s para trabalhar. Ele precisa visitar o bairro, estar com o povo, pois é um lutador do dia-a-dia. A atividade do plenário é a menor delas”, defendeu.

Zé Hamilton: "faceiro e gabola"

O mestre Zé Hamilton enalteceu o papel do PPS, partido do qual é admirador há muitos anos: “Estou faceiro e gabola porque recebo essa homenagem de um partido decente, de homens decentes. O PPS, antigo Partidão, teve a consciência e a autocrítica necessárias para refazer o seu pensamento”.

Mesa da Sessão Solene

Proponente da homenagem, o vereador e líder do PPS na Casa, vereador Claudio Fonseca, sentiu-se honrado com a homenagem. “Homenagear o José Hamilton Ribeiro é realmente um orgulho enorme, não somente pelo fato de ele ser um grande personagem da comunicação, mas também por ser um democrata, que lutou pela defesa das liber dades”.

O vereador lembrou da contribuição de José Hamilton Ribeiro para a cultura nacional: “Zé Hamilton é aquele que encanta as manhãs de domingo com sua s reportagens que mostram o homem do campo, a nossa cultura e a nossa música”.

"Eu conheci José Hamilton quando lia a [revista] Realidade. E ele foi visitar uma guerra, como repórter, que me levou para militar no Partido Comunista Brasileiro, a Guerra do Vietnã. E aquilo era importante para nós porque acompanhávamos o que significava um país que tinha sido historicamente ocupado que se rebelava contra a maior potência militar da terra. E que ao final foi vitorioso. Como foi vitorioso o Brasil que teve uma testemunha ocular, hoje homenageada por São Paulo. É uma honra para José Hamilton Ribeiro, mas é uma honra muito maior para a cidade de Sâo Paulo tê-lo como um cidadão paulistano", discursou Roberto Freire, presidente nacional do PPS.

Velhos Amigos

“O Zé inaugurou um estilo de se fazer reportagem, que pode ser chamado de estilo ‘Zé Hamilton de perguntar’, aquele no qual o repórter, com as suas perguntas, consegue colocar-se no ponto de vista do leitor que não sabe do que trata a reportagem. Com isso, o Zé conseguiu fazer grandes reportagens”, afirmou em discurso o amigo de longa data, jornalista Audálio Dantas.

Dantas, que também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, conheceu José Hamilton Ribeiro na redação da Folha de S. Paulo na década de 50. Lá, viveram diversas histórias, como a que vamos conhecer abaixo:

“Numa tarde de sábado de plantão na Folha, naqueles dias que o sujeito está louco para ir embora, porque não acontece nada, chegou à redação a informação de que o rei etíope Haile Selassie estava hospedado no Hotel Otton. Quando o Zé chegou à portaria do hotel, ninguém sabia do paradeiro do tal rei, que havia sido deposto por um golpe de Estado. Mas como repórter é curioso - e com o Zé não é diferente - ele continuou andando pelos arredores. Perguntou pelo rei para um homem que passava por ali. O sujeito disse que o rei não se encontrava no andar mencionado pelo Zé, mas lá ‘estava uma turma de escola de samba’. Não havia escola de samba, mas a comitiva do rei vestida com roupas típicas. Aí, dito e feito. Essa é só uma pequena amostra da capacidade que o Zé tem de ser um repórter que insiste na matéria e na pergunta”, contou arrancando risos da plateia.

A voz do campo

A cantora da renomada dupla As Irmãs Galvão, Marilene Galvão, lembrou dos momentos que passou ao lado do homenageado quando Zé Hamilton preparava uma extensa reportagem sobre a música caipira.

“Todos sabem da importância do seu trabalho e como você é amigo, feliz e emotivo”, disse a cantora, que brincou com a ausência da irmã Mary. “A minha irmã, aquela metida, está nos Estados Unidos e ligou para lembrar-me da sua festa. Mas desde anteontem que eu estou pronta...aí, eu falei para ela: ‘você está aí com o Yes, e eu aqui com o Zé’”.

Ao mestre, com carinho

Ivo Herzog, diretor do Instituto que leva o nome do pai, o jornalista Vladimir Herzog, afirmou que a homenagem se estende também a todos os jornalistas. “O jornalismo vive um momento muito difícil, mas não perdeu sua importância”.

“O grande sucesso do Zé Hamilton se dá porque ele faz a essência do jornalismo, que é a de ser um grande contador de histórias”, disse Herzog, lemrando que Zé Hamilton é um dos maiores ganhadores do Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos.

“Obrigado por ter me ajudado, por ter sido um ótimo professor e por ter sido o mentor na criação do Instituto Vladmir Herzog”, concluiu o filho do saudoso jornalista.

Padrão de qualidade

José Augusto de Camargo, o Guto, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, retomou a discussão do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo.

“O trabalho do jornalista exige preparo, técnica. E é essa característica peculiar que apaixona o jornalista e que deve ser retomada. O jornalismo tem características próprias apaixonantes e que devem ser bem aprendidas”, disse ao defender a obrigatoriedade do diploma. E finalizou:

José Hamilton, eu o cumprimento porque você é o exemplo vivo disso e faz com que todos os jornalistas o homenageiem, finalizou o presidente do Sindicato.

Freire: "uma honra para São Paulo tê-lo como um cidadão paulistano"

Os alunos levaram carinho a Zé Hamilton

O homenageado deu muitos autógrafos

O jornalista Amaury Jr. fez questão de cobrir a sessão

Zé Hamilton, Roberto Freire e Audálio Dantas

A Rede Globo também esteve presente

A TV Câmara entrevistou Zé Hamilton ao vivo para toda a cidade

Homenagem foi proposta pelo vereador Claudio Fonseca

Autoridades


Além de José Hamilton Ribeiro e do vereador Claudio Fonseca, fizeram parte da mesa: Roberto Freire, presidente nacional do PPS; José Augusto de Camargo; presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, jornalista Audálio Dantas; subprefeito da Lapa e presidente municipal do PPS, Carlos Fernandes; presidente da Câmara Municipal de Embu Guaçu, José Raimundo Pereira dos Santos, cantora Marilene Galvão, das “Irmãs Galvã o” e Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.

Todos acompanharam o documentário "O Príncipe dos Repórteres"

O homenageado e as filhas: momento de grande felicidade

Vereador Claudio Fonseca: "orgulho do homenageado"

A cantora Marilene Galvão, das “Irmãs Galvão: "muita emoção"

Personalidades

Tuca Sclamndré, fotógrafa profissional; Arquimedes Fernandes, pesquisador; Sergio Dávila, editor executivo da Folha de S. Paulo; Almyr Gajardoni, editor da revista D.O. Leitura, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Nilo Cecílio, jor nalista; Daniel Wendel, presidente do Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo, Alberto Chamas, professor do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Fred Ghedini e Everaldo Gouveia, ex-presidentes do Sindicato dos Jornalistas Professores no Estado de São Paulo; professor Eun Yung Park, representando o professor José Luiz Proença – chefe do Departamento de Jornalismo e Editora ção de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; vereador Marcelo Del Bosco, vereador da Câmara Municipal de Santos; jornalista Eduardo Ribeiro; Amadeu Memolo, presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais Aposentados no estado de São Paulo; Sérgio Gomes, presidente da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes; Edvaldo Ferreira dos Santos, presidente do Centro de Integração dos Ami gos da Terceira Idade da Cidade Tiradentes (CIATI); Augusto Ribeiro Garcia, editor de Direito e Legislação da Revista DBO; Antonio Carlos Fon, jornalista; Carlos Taufik Haddad, coordenador da Imprensa Oficial; André Freire, secretá rio geral do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo; Maria Russo, 2ª secretária da Executiva do Grande Conselho Municipal do Idoso – Região Centro; jornalista Assis Valente; Roberto Mecca, professor Coordenador de Comunicação Social da Universidade Uni Sant’Anna, Cláudia Costa, professora de jornalismo da Uni Sant’Anna e estudantes de jornalismo da Uni Sant’Anna.


O hino nacional para um brasileiro autêntico

Audálio Dantas, Ivo Herzog e José Augusto de Camargo, o "Guto"


Leia também: A homenagem do amigo Assis Ângelo

Veja aqui a reportagem da TV Globo

Mais: Documentário de alunas é exibido em São Paulo

Sítio do jornalista Amaury Jr.

Matéria do Jornal da TV Câmara SP


Fotos

Ricardo Moreno/CMSP
Renato d'Souza/CMSP
Helô Machado/Amaury Jr.
Renan Geishofer/Liderança do PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário