sábado, 18 de setembro de 2010

Heida Ly promove festa de 30 anos de fundação da Associação Chinesa do Brasil


CMSP Fotos - RenattodSousa/CMPS

Criada em 1979, a Associação Chinesa do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que congrega mais de 30 instituições de chineses em todo o país. Para celebrar as atividades culturais milenares chinesas desempenhadas por essas entidades, a Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene na sexta-feira (17/09). A iniciativa da homenagem à ACB é da vereadora Heida Li (PPS).

O Ano Novo chinês também é promovido pela Associação, comprometida com o resgate das tradições de um povo, que estreitou laços com o Brasil nos últimos 198 anos. A entidade também tem forte atuação em obras assistenciais e na prática de desportos, em modalidades como tênis de mesa e basquetebol.

A comunidade, composta por cerca de 200 mil integrantes - 90% dela na Capital paulista - mais uma vez saudou a integração cultural sino-brasileira.

A nova diretoria executiva da ACB tomou posse durante a cerimônia. “A verdade é a seguinte: essa Associação representa mais ou menos 38 associações. Cada associação representa uma província. Quando a gente comemora algumas datas importantes assim, a gente se une para fazer uma festa grande”, conta a vereadora Heida Li, que foi diplomada a nova presidente da entidade.

“Todo mundo sabe, que Brasil e China são parceiros estratégicos. Na área econômica e comercial, também temos grandes êxitos. Hoje em dia, a China é o maior mercado de exportação pro Brasil. Em 2009, enfrentamos a crise econômica mundial e a China contribuiu muito. Mais e mais chineses vem aqui pro Brasil para visitar”, enfatiza o cônsul-geral da República da China em São Paulo, Sun Rong Mao.

A solenidade também foi prestigiada pelo deputado federal William Woo (PPS); pelo sr. Wang, presidente de honra da Associação; e por Zhang Wei, diretor do Conselho Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário