terça-feira, 1 de novembro de 2011

Claudio Fonseca recebe líderes do Cooperativismo no programa Sala de Visitas


Renan Geishofer

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na cidade de São Paulo, vereador Professor Claudio Fonseca (PPS), entrevistou durante a gravação do Programa Sala de Visitas, da TV Câmara, na tarde desta segunda-feira (31/10), importantes líderes do movimento cooperativista do Brasil: Benedito Roberto Zurita (advogado e consultor do Sebrae), Geraldo Volpe (advogado e assessor jurídico do Sindicooperativas) e Diva Benevides Pinho (economista, advogada e professora emérita da FEA/USP).

Meio século de cooperativismo

Zurita, histórico trabalhador do cooperativismo brasileiro, afirmou que o momento é bastante oportuno para o desenvolvimento do setor no País. O advogado iniciou suas atividades cooperativistas em outubro de 1960 na Associação Rural do município de Guariba, interior de São Paulo, através de convênio com o Serviço Social Rural (SSR), cujo objetivo era o fomento à organização e o desenvolvimento das comunidades rurais.

Geraldo Volpe recordou a história do cooperativismo no Estado e explicou a sua atuação dentro do sistema: “Eu faço o caminho inverso, ou seja, provoco os cooperados a buscarem os seus direitos, pois hoje em dia eles estão muito acomodados”.

Volpe já visitou mais de 300 cidades no interior paulista ministrando cursos e palestras que mostram aos cooperados toda a engrenagem do sistema cooperativista.

Necessidade de formação

Por fim, a professora Diva Benevides Pinho lembrou que começou a atuar no meio cooperativista paralelamente a vida acadêmica, na década de 60. “Eu fazia parte de uma juventude idealista e que viu no cooperativismo uma oportunidade de fazer uma reforma no setor econômico e social do País”.

A economista comemora o fato de que o cooperativismo vem sendo mais respeitado no País, porém, segundo ela, “o povo brasileiro ainda não conhece profundamente o que é o cooperativismo”, fato que precisa mudar. “Precisamos investir mais na formação educacional para que as pessoas compreendam melhor o que é o cooperativismo”, finalizou.

O Programa Sala de Visitas vai ao ar pela TV Câmara São Paulo nos canais 7 (digital) ou 13 (analógico) da operadora NET ou o canal 66 da TVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário