segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Secretário de Esportes garante continuidade do Clube Escola

Audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes também debateu ações para os autistas na cidade e a importância do futuro profissional dos jovens

Brunna Castro


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (21/11) no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo a oitava audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Presidida pelo vereador Professor Claudio Fonseca, a audiência discutiu os seguintes projetos:

- PL 164/11, de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB)

- PL 450/09, de autoria do vereador Goulart (PMDB)

- PL 517/09, de autoria do vereador Paulo Frange (PTB)

- PL 232/10, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT)

- PLO 005/10, de autoria do vereador Abou Anni (PV)

Clube Escola

Além dos projetos presentes na pauta, a audiência também discutiu a questão do Clube Escola. Representantes e envolvidos com o programa temeram que, devido ao encerramento dos contratos em 31 de dezembro, as crianças que utilizam os clubes espalhados pela cidade não pudessem mais usufruir das atividades de lazer e esporte.

Aceitando o convite de Claudio Fonseca, o Secretário de Esportes, Alberto Haddad, participou do evento para prestar esclarecimentos sobre o programa. A Coordenadora de Gestão de Políticas Públicas da Secretaria, Laís Helena Malaco, também respondeu às dúvidas dos participantes da audiência.

“Não é verdade que o Clube Escola vai acabar, este é um programa bastante consolidado e nunca houve esta possibilidade”, afirmou o Secretário. “Nós aumentamos o prazo até 31 de maio para que todas as entidades possam se regularizar e, assim, aprimorar os serviços oferecidos à população”, explicou.

“Foi muito positiva a presença do Secretário para debater sobre o Clube Escola e a viabilização deste programa tão importante para a cidade de São Paulo”, afirmou Fonseca.

Movimento Pró-Autista

Foram ouvidas também as reivindicações de Ana Ruiz, presidente do Movimento Pró-Autista e de outros integrantes da organização. Existem cerca de 100 mil autistas na cidade de São Paulo e “é preciso que a população reconheça os autistas como portadores de deficiência”, afirma.

Segundo ela, “é necessária a realização de um senso em São Paulo para direcionar as ações para os autistas na cidade, definindo onde eles estão localizados e quais são as reais necessidades desta parcela da população”.

“Vendo os depoimentos das mães e de parentes de pessoas com autismo, podemos ver o quão dramático é o problema e a solução pode estar ao alcance do poder público”, afirmou Claudio Fonseca.

Para discutir com mais detalhes as questões solicitadas pelo Movimento Pró-Autista, Fonseca sugeriu a realização de um Seminário sobre o Autismo pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, com data ainda indefinida.

Vocação profissional

Marisa Donatielo, representante da associação Colméia, que tem 69 anos de existência e luta pela defesa da juventude, participou da audiência para mostrar a importância do encaminhamento do jovem para o futuro profissional.

“Hoje faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho e muitos estudantes largam a escola na mudança do ensino fundamental para o médio”, explicou. “Por isso, defendemos a qualificação já no ensino fundamental, para escaparmos dessa evasão e criarmos um projeto de vida para o jovem”.

O PL 355/07, de autoria do vereador Aurélio Miguel (PR) já dispõe sobre o tema, mas está desatualizado, de acordo com Donatielo. “Entraremos em contato com o autor do projeto para elaborar um substitutivo que torne o projeto adequado às reivindicações”, finalizou Claudio Fonseca.

Um comentário:

  1. mas infelizmnete isso não ocorreu o projeto do clube escola foi suspenso novamente nos pais do clube escola vila souza estamos decepcionados.cristiane Rodrigues

    ResponderExcluir